Cidades

São Gonçalo imuniza mais de 120 mil cães e gatos em campanha de vacinação

Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo imuniza mais de 120 mil cães e gatos em campanha de vacinação
Nesta segunda etapa foram vacinados mais 48.122 cães e outros 10.950 gatos, finalizando a vacinação com 82% da população animal estimada. Foto: divulgação

Mais de 59 mil cães e gatos foram vacinados contra a raiva, neste sábado (6), em São Gonçalo, durante a segunda etapa da vacinação antirrábica na cidade. O objetivo da vacinação era vacinar 80% dos 150 mil cães e gatos da cidade (população estimada), um total de 120 mil animais. Na primeira etapa, que ocorreu no dia 23 de novembro, foram vacinados 63.769 animais, 42,51% da população estimada (50.323 cães e 13.446 gatos). Nesta segunda etapa foram vacinados mais 48.122 cães e outros 10.950 gatos, finalizando a vacinação com 82% da população animal estimada, um total de 122.841 bichanos.

“Quem tem animal de estimação tem que ter, pelo menos, essa responsabilidade anual de levá-los para tomar a vacina antirrábica. É importante para eles e para nós também, já que a raiva é uma doença que pode matar e é transmitida aos humanos, através do animal doente, pela saliva”, disse Kátia Gama, que levou a cadela Nina, uma dachshund (a popular salsicha) ao Posto de Saúde Irmã Dulce, na Trindade.

As ações contaram com cerca de mil funcionários, entre agentes de saúde, agentes de endemias e médicos veterinários da Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde Ambiental, ambas ligadas à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, e voluntários.

A raiva é uma doença mortal. É transmitida pela saliva de um animal infectado, através de mordida, arranhão ou lambedura. A vacina antirrábica só está disponível em campanhas e só é aplicada em cães e gatos. 

< Rio adere campanha da ONU para zerar emissão de poluentes até 2050 Arraial do Cabo inicia planejamento do Réveillon e Verão 2022 <