Solidariedade
Coração de jovem é captado em hospital de SG para doação
Família também permitiu retirada do fígado e rins

Na tarde desta quinta-feira (11), o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, registrou mais uma captação de órgãos. Um coração, acompanhado de fígado e rins, foi retirado de um jovem de 20 anos que havia sido vítima de agressão e estava internado desde o último domingo (7).
Socorrido pelo Corpo de Bombeiros, o paciente recebeu atendimento de urgência, passou por exames clínicos e de imagens e foi transferido para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital devido à gravidade do estado de saúde. Três dias depois, a equipe médica confirmou a morte encefálica e comunicou a família, que autorizou a doação dos órgãos.
Com a autorização assinada, uma força-tarefa foi organizada pelo RJ Transplantes, Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e pela Superintendência de Operações Aéreas (Soaer). Duas viaturas e um helicóptero foram mobilizados para garantir que os órgãos chegassem ao destino no menor tempo possível.
A captação foi realizada no centro cirúrgico do Centro de Trauma do Heat, com a participação de equipes de anestesia, enfermagem e instrumentação. O procedimento durou cerca de uma hora e meia. Após a retirada, o coração foi acondicionado em solução de preservação, garantindo sua viabilidade para o transporte até o receptor.
Veja o momento do transporte
Este é o quinto coração doado no hospital em 2025 por familiares de pacientes com morte encefálica, reforçando a importância da doação de órgãos para salvar vidas.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!