Logo Enfoco


    Eca!

    Flagrante assustador em supermercado de São Gonçalo

    Foram descartados 380 quilos de alimentos impróprios

    Publicado 05/12/2025 às 14:53 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Foi identificada falta de higiene no salão e no açougue
    Foi identificada falta de higiene no salão e no açougue |  Foto: Divulgação / Fabio Guimarães / Prefeitura de São Gonçalo

    Um verdadeiro absurdo de higiene foi flagrado no supermercado Soberano, no Alcântara, em São Gonçalo, na última quarta-feira (3). Ratos, alimentos estragados e áreas de armazenamento em condições insalubres são algumas das denúncias, colocando em risco a saúde de quem frequenta o estabelecimento, que foi parcialmente interditado.

    De acordo com a Vigilância Sanitária, foram apreendidos 380 quilos de alimentos, incluindo frango, carne, laticínios e pizzas, que estavam vencidos ou expostos de forma indevida.

    Agora, o estabelecimento terá que se adequar às normas para conseguir funcionar integralmente. Segundo relatos, em alguns pontos do estabelecimento, ratos apareciam com o focinho para fora.

    A ação no mercado foi motivada após denúncias feitas à Comissão do Direito do Consumidor da Câmara Municipal de São Gonçalo e à própria Vigilância.

    "Considero inadmissível que o cidadão pague por alimentos que não atendem aos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária. Isso é uma afronta ao consumidor e precisa ser combatido com rigor. Recebemos diversas reclamações não apenas desta unidade, mas também de outras lojas da mesma rede. Já havíamos fiscalizado a unidade de Mutuá e, inclusive, alertado que vistoriaríamos a do Alcântara, devido ao grande volume de denúncias enviadas pela população", disse o presidente da Comissão, vereador Glauber Poubel (Solidariedade).

    No local, foram identificados falta de higiene e de asseio tanto no salão quanto no açougue, frigorífico e padaria, este último o local mais crítico, que foi interditado até que as irregularidades sejam sanadas, seguindo o prazo determinado pela própria Vigilância.

    "Os fiscais emitiram uma série de exigências e foi estabelecido um prazo para que o mercado as cumpra integralmente. Continuaremos monitorando até que todas as determinações sejam atendidas", enfatiza Glauber Poubel.

    Os alimentos apreendidos foram descartados: todos estavam fora de validade, mal acondicionados, impróprios para consumo e expostos de forma incorreta.

    “Foram lavrados termos de intimação explicando o que eles precisam adequar no mercado, um auto de infração, passível de recurso, e que pode gerar uma multa. É uma infração gravíssima, que, segundo a legislação, tem multa mínima de 228 Ufisgs (Unidade fiscal de São Gonçalo, que vale R$49,44 cada)”, explicou o diretor do Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária (DCZVS), Romário Brandão da Silva.

    Procurada, a rede de supermercados Soberano ainda não se manifestou sobre o caso.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Quadrilha que contava com apoio de policial é descoberta em Búzios

    Relacionados em São Gonçalo