Logo Enfoco


    Chamas

    Fogo destrói grande área de vegetação em São Gonçalo; vídeo

    Cidade é a 2ª com mais focos no Estado, segundo levantamento

    Publicado 11/09/2024 às 17:03 | Autor: Gabriel Villa Nova
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Fogo destrói grande área de vegetação em São Gonçalo; vídeo
    |  Foto: Quintanilha Filho

    Uma área extensa de vegetação no bairro Água Mineral, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, foi atingida por fogo nesta quarta-feira (11). Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), São Gonçalo está em segundo no ranking como o município que mais registrou focos de incêndio em 2024 (569 casos). 

    No local, o que pode ser visto era a mata completamente queimada. Apesar da grande quantidade de fogo, o Corpo de Bombeiros informou que não foi acionado para o caso. O incêndio atingiu grande parte da vegetação, no entanto a fumaça não chegou afetar moradores porque não há residências próximas. 

    Recorde histórico de queimadas 

    O excesso de queimadas vem resultando em uma queda significativa na qualidade do ar, deixando o clima cada vez mais seco. Neste ano, o Brasil já quebrou o recorde histórico de números de queimadas, com 156.023 registros. É o maior número desde 2010, segundo o Inpe. 

    Ainda de acordo com o órgão, a marca pode aumentar ainda mais. Isso porque setembro e outubro são meses mais secos e com grande média de incêndios florestais. Outro fato que pode influenciar nas queimadas é o aquecimento global desenfreado. Apesar dos fenômenos naturais, vale destacar que muitos desses incêndios são ocasionados de forma criminosa. 

    Assim como São Gonçalo, figuram no topo do ranking dos municípios com mais focos de incêndio: Rio de Janeiro (4.513) e Duque de Caxias (561).

    Há duas semanas, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro já havia alertado para um crescimento significativo das queimadas no estado desde o início do ano. A corporação havia informado ter atendido até então 6.178 ocorrências a mais do que no mesmo período do ano passado, aumento que cerca de 85%.

    Apesar de estarmos no inverno, o país enfrenta uma onda de calor forte, condicionado ainda mais com os incêndios. A tendência é que os focos comecem a diminuir somente quando chover com regularidade.

    Recomendações para evitar incêndios

    - Evite soltar balões

    - Evite ascender fogueiras

    - Não use fogo para limpar terrenos

    - Não jogue guimbas de cigarro na vegetação

    - Não queime lixo

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Testemunhas revelam tudo sobre acidente em túnel de Niterói

    Próximo artigo
    >

    Tempo seco e nuvem de fumaça: quais os riscos à saúde?

    Relacionados em São Gonçalo