CTS
Milhões de litros de esgoto deixarão de ser despejados na Baía de Guanabara, em SG
A primeira etapa do projeto foi entregue nesta terça-feira (18)

O novo Coletor em Tempo Seco (CTS) de São Gonçalo, parte do sistema de captação do Imboaçu, deve evitar que mais de 12 milhões de litros de esgoto sejam despejados de forma irregular na Baía de Guanabara. A primeira etapa do projeto foi entregue nesta terça-feira (18), no bairro Boa Vista, com a presença do prefeito Capitão Nelson, do vice-prefeito João Ventura, do diretor-executivo da Águas do Rio, Diogo Freitas, além de vereadores, secretários municipais e líderes comunitários.
“O objetivo do CTS é muito claro: melhorar a qualidade da água da Baía de Guanabara e, consequentemente, nosso foco principal, que é a Praia das Pedrinhas. O esgoto de lá já está sendo tratado também. Um passo de cada vez e vamos conseguir melhorar a qualidade da água de São Gonçalo”, afirmou Diogo Freitas.

O CTS será dividido em cinco etapas, desde o início da captação até a chegada à Baía de Guanabara. Ao todo, serão mais de cinco quilômetros de extensão percorrendo diversos bairros da cidade, levando mais qualidade de vida aos moradores.
“Tudo isso melhora também o meio ambiente e a saúde da população. Vamos dar um pouco mais de dignidade para os moradores. Nosso compromisso é levar água tratada para quem mais precisa, principalmente aqueles que moram em comunidades e nunca tiveram água potável. Precisamos levar um serviço de qualidade para todas as pessoas, independentemente da posição social”, acrescentou o diretor da concessionária.

O prefeito Capitão Nelson elogiou a iniciativa e destacou a importância da parceria com a Águas do Rio para a saúde e o bem-estar da população gonçalense.
“Estamos realizando diversas obras de revitalização na cidade, e essa é uma das mais importantes, de onde está se tirando esgoto da Baía de Guanabara, e nós já percebemos a melhora da qualidade da água. É muito importante que esse trabalho seja realizado. Cerca de 70% da água do Imboaçu já está sendo tratada, ou seja, menos milhões de litros de esgoto despejados. No total, mais de 130 mil moradores serão beneficiados.”
O prefeito também relembrou a precariedade no abastecimento em diversas regiões da cidade.
“Nós tínhamos aqui em São Gonçalo inúmeros bairros onde passava uma tubulação com água bruta do Imunana-Laranjal e muitos moradores, que não tinham água potável, faziam um furo nessa tubulação e pegavam água bruta, suja. Então, olha a água que a população de São Gonçalo usava. Essa parceria com a Águas do Rio está sendo muito importante pra nós.”
Após a apresentação, foi realizada uma cerimônia para inaugurar oficialmente o CTS na região, incluindo a instalação de uma placa comemorativa. No local, um muro também está sendo grafitado com ilustrações relacionadas à captação, simbolizando a melhoria do meio ambiente e a sintonia dos moradores com o novo padrão de qualidade de vida.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




