Logo Enfoco


    Campanha

    'Não dê carona ao assédio' em ônibus de São Gonçalo

    Ação abordou motoristas e passageiros

    Publicado 27/08/2025 às 13:17 | Atualizado em 27/08/2025 às 13:32 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Passageiros e motoristas foram abordados em Alcântara
    Passageiros e motoristas foram abordados em Alcântara |  Foto: Divulgação

    A campanha “Não dê Carona ao Assédio" chegou a São Gonçalo. Agentes do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) abordaram passageiros e motoristas dos terminais rodoviários de Alcântara e Pátio Alcântara, orientando sobre como agir em casos de importunação sexual e distribuindo material informativo.

    “O silêncio só fortalece o agressor. É muito importante que passageiros e passageiras não se calem e sejam voz ativa nessa luta. Conscientizar pessoas para que denunciem situações presenciadas e apoiem quem sofre esse tipo de violência é o foco de nossa campanha e o que nos motiva a estar aqui hoje”, pontuou a ouvidora do Detro, Karina Continentino.

    Assédio e importunação sexual são crimes dentro e fora dos transportes.

    A campanha foi criada em 2023 em uma parceria entre Detro-RJ e secretarias de estado da Mulher (SEM-RJ) e de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram-RJ). Além da conscientização, o esforço conjunto também foi responsável por criar no departamento a “Ouvidoria da Mulher”, uma equipe multidisciplinar dedicada ao acolhimento empático de mulheres, principais vítimas de importunação e assédio.

    “O Detro-RJ tem como missão tornar o transporte intermunicipal cada vez mais seguro e eficiente para todos. Nosso papel é estar com a população, combatendo juntos qualquer forma de violência nos coletivos. A ‘Não dê Carona ao assédio’ faz parte disso ao unir poder público e sociedade em uma causa que impacta diretamente a vida de milhares de mulheres”, comentou o presidente do órgão, Raphael Salgado.

    Passageiros podem denunciar irregularidades, incluindo casos de violência nos transportes intermunicipais. As denúncias podem ser feitas pelo portal OuvERJ (www.rj.gov.br/ouverj) ou pelo telefone (21) 3883-4100. A partir do número, também é possível entrar em contato com a Ouvidoria da Mulher.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Veja o momento em que sirenes são acionadas em Niterói

    Relacionados em São Gonçalo