Cidades

Supermercados de Niterói com horário exclusivo para idosos

Idosos terão horário especial para fazer as compras. Foto: Arquivo

A partir de segunda-feira (6) Niterói terá regras para supermercados e mercados durante o período de pandemia do novo coronavírus. De acordo com o prefeito de Niterói, as três regras serão publicadas já nesta sexta-feira (3), entre elas: horário especial apenas para atender idosos.

"Estamos entrando na fase crítica, por isso precisamos de mais medidas para continuar com esse achatamento da curva. Uma dessas regras é a higienização prévia, antes da abertura [dos mercados]. Muitos já estão fazendo isso, mas agora será obrigação", esclareceu Rodrigo Neves, que ainda pontuou outras duas regras que sairão nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial do Município.

"Cada caixa só poderá ter cinco pessoas na fila, para evitar disseminação do coronavírus. Além disso, a partir de segunda, até às 10h, somente será permitida a entrada de idosos [a partir de 60 anos] para reduzir a contaminação dos nosso maior grupo de risco", completou.

O prefeito lembrou que a janela de uma semana para o funcionamento de lojas de materiais de construção e oficinas mecânicas se encerra nesta sexta-feira (3), e os estabelecimentos não poderão ser reabertos a partir de sábado.

Restrição a partir de sábado

Depois de voltar atrás e dizer que não iria fazer mais bloqueios físicos o prefeito de Niterói voltou a explicar a confusão que aconteceu. Segundo Neves, houve um equívoco da equipe responsável pelas redes sociais da prefeitura. Nesta primeira etapa do planejamento, entre 4 e 18 de abril, será proibida a circulação de táxis de municípios  limítrofes e determinada a redução para 30% de ônibus intermunicipais no Terminal Municipal João Goulart. 

Segundo o Governo Municipal atualmente circulam 25% do volume total de pessoas de um dia útil comum. Porém, nas divisas, vindo de outras cidades este volume ainda está próximo a 40%, por isso as restrições que começam a partir de sábado (4).

"É importante deixar claro que nós não vamos fechar fronteiras ou fazer muros, mas é preciso ter responsabilidade. A população de Niterói está se sacrificando fazendo o isolamento social, e eu tenho certeza de que essa é também uma medida de apoio para as outras cidades, porque vai incentivar o cidadão dos municípios vizinhos a também ficar em casa", afirmou o prefeito.

Além da fiscalização de táxis de outras cidades, Neves comentou que agentes do Detro irão fiscalizar vans intermunicipais para que o volume de veículos seja reduzido.

< Coronavírus já circulava no Brasil desde janeiro, afirma o Ministério da Saúde Coronavírus se espalha por todas as regiões de Niterói <