Cidades

Vacinação contra a Febre Amarela em Niterói

A secretaria municipal de Saúde de Niterói dispõe de 135 mil doses da vacina contra a Febre Amarela. De acordo com a prefeitura, a cidade imunizou mais de 250 mil pessoas na última década, 186 mil somente nos últimos oito meses. Ainda assim, cerca de 100 mil pessoas ainda precisam tomar a vacina, mesmo que não haja registro de circulação do vírus da febre amarela silvestre no município, só por garantia.

Novas salas de imunização, além das equipes volantes, estão vacinando a população que mora em áreas próximas a matas e fronteiras com outros municípios, como Várzea das Moças, Muriqui, Matapaca e Região Oceânica. A média de vacinação na cidade chegou a 5 mil pessoas por dia. Em 2016, era de apenas 300 pessoas por mês.

A imunização é realizada de segunda a sexta, das 8h às 16h, em todas as policlínicas regionais do município. Veja a relação:

Policlínica Comunitária de Jurujuba, Clínica Comunitária da Família de Várzea das Moças e da Teixeira de Freitas, Unidades Básica de Saúde (UBS) de Piratininga, Santa Bárbara e do Baldeador (Morro do Castro) e módulos do Programa Médico de Família do Engenho do Mato, Cafubá II, Cafubá III, Matapaca, Badu, Maravista, Cantagalo, Sapê e Caramujo.

A doença

Há duas formas de transmissão de febre amarela: silvestre e urbana. As duas são causadas pelo mesmo vírus, mas se diferem pelo vetor de transmissão. A forma urbana é transmitida pelo Aedes aegypti e, de acordo com o Ministério da Saúde, desde os anos 1940, o Brasil não registra casos deste tipo da doença. Já a silvestre é transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, insetos de hábitos estritamente silvestres. Quando o mosquito pica um macaco ou uma pessoa doente, que está com febreamarela, ele torna-se capaz de transmitir o vírus.

Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), problemas no fígado e nos rins, hemorragia e cansaço intenso.

< Mandíbula Bienal do Livro bateu recorde de público <