Logo Enfoco


    Júri popular

    Acusado de matar vereador de SG é condenado a 24 anos de prisão

    Decisão foi publicada nesta quinta-feira (18)

    Publicado 19/09/2025 às 10:02 | Autor: Gabriel Villa Nova
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Cici Maldonado foi morto na porta de casa, no bairro Paraíso, em São Gonçalo, em 2023
    Cici Maldonado foi morto na porta de casa, no bairro Paraíso, em São Gonçalo, em 2023 |  Foto: Rede social

    Foi condenado a 24 anos de prisão, em regime fechado, Lucas da Silva Portela Xavier, acusado de assassinar o vereador de São Gonçalo, Aldecyr Maldonado, conhecido como Cici Maldonado, em 2023. A sentença foi proferida pelo Tribunal do Júri do município nesta quinta-feira (18).

    O crime ocorreu na noite de 7 de novembro de 2023, no bairro Paraíso, em São Gonçalo. Lucas foi denunciado com base no artigo 121, §2º, inciso I, e §4º (parte final) do Código Penal, que trata do homicídio qualificado.

    De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público, dois assessores de Maldonado presenciaram um assalto logo após deixarem o vereador em casa. Em seguida, eles ouviram um disparo de arma de fogo e a voz do acusado. O vereador havia sido baleado e chegou a ser socorrido para o hospital, mas não resistiu.

    Na sentença, foi destacado o cenário atual do tráfico de drogas, que hoje não só domina as periferias mais carentes, como está cada vez mais próximo das áreas comerciais, impedindo a população de viver a sua rotina com dignidade.

    “Importante destacar que neste município não há uma só localidade que não sofra as consequências da dominação de território por traficantes. O réu, imbuído de uma autoridade que não tinha, no dia dos fatos, atuava como verdadeiro "xerife" da localidade. Ostenta, sem qualquer pudor, a arma de fogo em punho e ainda cobra satisfações das testemunhas do presente processo, que restaram acuadas e apavoradas. Um representante do povo foi morto em razão desse verdadeiro cenário de guerra. As circunstâncias do crime são graves e não podem nem devem ser banalizadas pelo Poder Judiciário.", relatou o juízo.

    Tags

    Gabriel Villa Nova

    Gabriel Villa Nova

    Jornalista

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Identificado motociclista morto em acidente na Alameda, em Niterói

    Relacionados em Polícia