Audiência
Acusado de matar vereador Cici Maldonado vai a júri popular nesta quinta (18)
Vereador de SG foi assassinado em novembro de 2023

Lucas da Silva Portela Xavier, acusado de assassinar o vereador de São Gonçalo, Aldecyr Maldonado, conhecido como Cici Maldonado, em 2023, será julgado por júri popular nesta quinta-feira (18). A audiência está marcada para as 10h, na 4ª Vara Criminal da cidade, e será presidida pela juíza Juliana Bessa Ferraz Krykhtine.
O acusado teria atirado na cabeça do vereador no dia 7 de novembro de 2023, na porta da residência da vítima, localizada no bairro Paraíso, em São Gonçalo. De acordo com a denúncia, o crime foi motivado por retaliação, já que a vítima havia tentado proteger seus assessores parlamentares de Lucas e de outros criminosos da região — caracterizando motivo torpe.
Cici Maldonado chegou a ser socorrido e levado ao Pronto-Socorro de São Gonçalo, mas não resistiu aos ferimentos. Imagens de câmeras de segurança mostraram que houve troca de tiros entre o vereador e os criminosos em frente à sua residência.
Lucas foi denunciado com base no artigo 121, §2º, inciso I, e §4º (parte final), do Código Penal, e pode ser condenado a uma pena que varia de 12 a 30 anos de reclusão.
Relembre o caso
Cici Maldonado (PL), de 61 anos, foi morto a tiros por criminosos armados na noite de 8 de novembro de 2023, quando chegava em casa. Inicialmente, o caso foi tratado como uma tentativa de assalto, mas as investigações indicaram que o crime pode ter sido motivado por vingança.
No mês seguinte, Lucas da Silva Portela Xavier, conhecido como “Sucesso”, de 24 anos, foi preso por policiais militares e civis, após um levantamento de dados e informações repassadas ao Disque Denúncia.
Lucas estava escondido no Complexo do Salgueiro, onde recebeu abrigo do traficante Antônio Ilário Ferreira, o “Rabicó”. Após deixar a comunidade, ele foi cercado por agentes de segurança, recebeu voz de prisão e foi detido sem oferecer resistência.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!