Medo
Arrastão do terror em SG foi orquestrado pelo CV
Diversos bairros foram alvos de assaltos neste domingo (23)

Bairros como Boa Vista, Porto Velho, Vista Alegre, Zé Garoto, Nova Cidade, Alcântara, Neves, Santa Luzia, Rocha, Colubandê, Mútua e Trindade, todos em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, foram alvos de uma série de assaltos neste domingo (23). As ações foram violentas, com relatos de tiros, ameaças de morte, agressões e armas apontadas para a cabeça das vítimas.
Em Vista Alegre, no sentido do bairro Santa Luzia, por exemplo, dois criminosos em uma motocicleta abordaram um carro e obrigaram o motorista a se ajoelhar no chão com uma arma apontada para a cabeça, enquanto retiravam uma mulher e uma criança de colo do banco de trás.
Uma moradora, que preferiu não se identificar por segurança, contou que o filho foi assaltado e agredido no bairro Boa Vista. “Levaram a moto e o telefone dele. Chutaram ele e colocaram uma arma na cabeça dele”, relatou.
Outro caso de violência foi registrado com um pedreiro que voltava do trabalho. Ele informou ao ENFOCO que foi agredido e ameaçado de levar um tiro caso não corresse:
“Um assaltante pulou da moto, deu uma coronhada na minha cabeça e pegou a moto. O outro levantou minha blusa e mandou eu correr senão ia me dar um tiro. Falaram que a moto passou por Itaúna, Boaçu e depois foi para Boa Vista.”
No Alcântara, vítimas relataram que criminosos chegaram a efetuar disparos para o alto para intimidar.
“Estávamos voltando de Cabo Frio e, como a BR-101 sempre tem problemas, decidimos passar pelo Alcântara. Foi então que nos abordaram, apontaram a arma e atiraram para cima para nos assustar. Tivemos que descer da moto, e eles a levaram. Ainda nos ameaçaram, dizendo que, se estivéssemos armados, nos matariam”, explicou uma das vítimas.
Em Zé Garoto, amigos que seguiam para a igreja por volta das 16h30 também foram rendidos. “Eles foram abordados na esquina de casa. Mandaram meu amigo deitar no chão, o filho deles de 12 anos começou a chorar muito. Levaram tudo e fugiram”, contou uma moradora.
De acordo com moradores, os crimes aconteceram entre a tarde e a noite, sempre cometidos por criminosos em motocicletas e armados. Segundo relatos ouvidos pela reportagem, delegacias da região ficaram lotadas de pessoas informando terem sido vítimas do mesmo tipo de ação.
Na 74ª DP (Alcântara), uma das vítimas relatou que, no momento em que chegou para registrar o boletim de ocorrência da moto roubada, outras pessoas também estavam no local para relatar o mesmo crime. “Na hora que eu fui fazer, chegaram seis pessoas lá”, contou.
Ordem do Comando Vermelho
Segundo informações iniciais, criminosos do Comando Vermelho (CV) teriam ordenado a série de assaltos deste domingo em represália às operações de retirada de barricadas. Ainda de acordo com as apurações, alguns dos veículos roubados seriam utilizados justamente para reforçar essas barricadas.
Na manhã desta segunda-feira (24), as polícias Civil e Militar realizam a Operação Barricada Zero que abrange cinco municípios do Rio: Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro e São Gonçalo (Jardim Catarina).
Para remover as barreiras, o governo mobilizou um arsenal de equipamentos: retroescavadeiras, rompedores, basculantes, caminhões de concreto, maçaricos, motosserras e equipes técnicas.
Até às 10h, já foram removidas toneladas de materiais utilizados como barricadas, nas cinco regiões de atuação da Operação Barricada Zero.
Na região da Cidade de Deus, foram extraídos bloqueios de concreto, pneus e colchões na Rua Zózimo do Amaral, via paralela a Estrada dos Bandeirantes, importante área de acesso da população que se desloca para a Barra da Tijuca, Curicica e a Taquara, na Zona Sudoeste do Rio.
Terror na BR-101
Um tiroteio na BR-101, na altura do Jardim Catarina, em São Gonçalo, assustou motoristas que retornavam para casa na noite deste domingo (23).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes foram acionados para atender a uma ocorrência de tentativa de assalto no km 306, sentido Rio. Testemunhas relataram que criminosos planejavam realizar um arrastão.
Com medo, diversos motoristas retornaram na contramão para fugir da ação. Uma equipe do Núcleo de Operações Especiais (NOE-RJ) seguiu para o local e, ao chegar, foi recebida a tiros.
Ainda segundo a PRF, não houve feridos. Os criminosos fugiram após o confronto e ninguém foi preso.
Perseguição, tiroteio e baleados
Já na madrugada desta segunda-feira (24), três criminosos foram baleados durante uma perseguição policial na Avenida do Contorno, no bairro Jockey. Uma submetralhadora calibre 9mm foi apreendida.
De acordo com o 7º BPM (São Gonçalo), o policiamento foi reforçado após diversos relatos de roubos que circulavam pelas redes sociais. Durante o patrulhamento, policiais desconfiaram de um Tiggo 7 branco e deram ordem de parada. Os ocupantes reagiram atirando, iniciando um confronto em plena via.
Dentro do veículo, os agentes encontraram:
• uma submetralhadora HK G36 calibre 9mm
• uma pistola 9mm
• carregadores
• munições intactas
Três suspeitos foram baleados. Durante o socorro, criminosos realizaram novos disparos contra a viatura, danificando o radiador.
Um dos feridos, conhecido como “70”, com passagens por roubo e tráfico, conseguiu fugir, mas deu entrada no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê, com ferimento na perna. Ele foi reconhecido e permanece sob custódia. Os outros dois foram levados para a mesma unidade.
Com o apoio de um blindado, a polícia realizou buscas na região para localizar mais envolvidos. A ocorrência foi registrada na 74ª DP (Alcântara), onde o material apreendido foi apresentado.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




