Operação
Asilo clandestino é interditado após morte de idosa no Rio
Ação aconteceu nesta terça-feira (23)

Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar interditou, nesta terça-feira (23), uma clínica de repouso clandestina que funcionava ilegalmente no bairro de Brás de Pina, na Zona Norte do Rio de Janeiro. No local, foram encontrados 12 idosos vivendo em condições insalubres e sem acesso adequado à alimentação. A responsável pelo estabelecimento foi presa em flagrante.
De acordo com informações da polícia, o caso começou após uma denúncia envolvendo a morte, por mal súbito de uma idosa. Ao chegar ao endereço informado, os agentes identificaram que o imóvel funcionava como uma espécie de asilo irregular, sem registro legal e sem estrutura mínima para acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
A operação foi conduzida por agentes da 22ª DP (Penha), com apoio de policiais militares e representantes da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV) e da Vigilância Sanitária.
O espaço foi considerado impróprio para permanência humana, segundo os agentes. A perícia foi acionada para avaliar as condições do local, e os 12 idosos foram imediatamente assistidos pela equipe da SEMESQV, que irá remanejá-los para instituições regulares.
A Vigilância Sanitária também esteve presente para tomar as medidas cabíveis quanto às condições sanitárias e à ilegalidade do funcionamento da clínica.
A responsável pela casa foi autuada em flagrante por colocar a vida de idosos em risco, crime previsto no Estatuto do Idoso, e permanecerá à disposição da Justiça. A clínica foi interditada por ordem da autoridade policial da 22ª DP.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!