Operação
Celsinho da Vila Vintém volta para a cadeia; vídeo
Ele é uma das principais lideranças do crime organizado
Uma das principais lideranças do crime organizado do Rio de Janeiro, Celso Luís Rodrigues, o "Celsinho da Vila Vintém", foi preso na manhã desta quinta-feira (8). Ele foi localizado na comunidade da Vila Vintém, em Padre Miguel, em ação conjunta da Polícia Civil.
Agentes da 32ª DP (Taquara), da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) atuaram na ação.
Segundo as investigações, "Celsinho da Vila Vintém" estava se aliando a outras lideranças de grupos rivais para promover disputas territoriais e retomar comunidades de Santa Cruz que estão atualmente sob influência da milícia.
A ação faz parte da "Operação Contenção", uma ofensiva estratégica para conter e atacar o avanço territorial da facção criminosa Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio.
O principal objetivo é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa, além de prender traficantes que atuam na região. Até o momento, já foi solicitado bloqueio de mais de R$ 6 bilhões em bens e valores da facção criminosa.
Condenado a 25 anos por tráfico de drogas, Celsinho - considerado um dos fundadores da facção Amigos dos Amigos - foi preso em 2002. Das duas décadas de prisão, ele passou 15 anos na Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia, retornando ao Complexo Penitenciário de Gericinó (Bangu), no Rio, em 2017. Em outubro de 2022, a Justiça do Rio concedeu liberdade ao criminoso.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!