'Torniquete'
Confronto na Maré assusta moradores e deixa 9 mil alunos sem aulas
Ação tenta prender criminosos que roubam cargas e carros
Uma operação na manhã desta quinta-feira (11) das Polícias Civil e Militar prendeu, até o momento, seis pessoas no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. A ação na região também impactou escolas e mais de 9 mil alunos estão sem aulas.
A 'Operação Torniquete' busca criminosos que integram quadrilha de roubo de carros na Nova Holanda e no Parque União. Mais de 30 motos foram apreendidas e, pelo menos, três carros recuperados.
Em uma das últimas edições da ação, um homem foragido da Paraíba foi preso. Ele tinha acusações de homicídio e era o segundo homem na hierarquia do Complexo da Mangueirinha.
Segundo informações da Polícia Civil, o Complexo da Maré é, atualmente, uma das bases operacionais da facção criminosa Comando Vermelho. A facção fornece armamento pesado, incluindo pistolas e granadas, para a prática de roubos de veículos e de cargas, que são cometidos em diversas regiões do Rio, como em Niterói, São Gonçalo, Baixada Fluminense, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, atuando também nas regiões Norte, Oeste e Sul. Além disso, as cargas roubadas em crimes de latrocínio, roubo seguido de morte, ou apenas roubos de caminhões, quando o motorista fica como refém, na Avenida Brasil, Linha Amarela e Linhas Vermelhas são levadas para as comunidades citadas. Segundo informações de testemunhas, na ação de hoje, houve troca de tiros na comunidade.
Dentro das comunidades citadas, ainda segundo as investigações da Polícia Civil, ocorre o armazenamento, transbordo e revenda de cargas roubadas; clonagem de veículos para revenda e troca por armas e drogas; desmanche de carros; cativeiro de vítimas sequestradas, onde elas são ameaçadas e só são liberadas após o pagamento de uma quantia via Pix para os criminosos; e até mesmo é lá que são obtidos alguns carros roubados utilizados em outros crimes posteriormente.
Na comunidade, estão atuando agentes das Delegacias de Roubos e Furtos de Automóveis e de Cargas (DRFA e DRFC), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).
Escolas
Até o momento, a Secretaria Municipal de Educação informou que 27 unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais em curso na área, afetando mais de nove mil alunos.
A Secretaria de Estado de Educação informa que duas escolas da região não abriram para garantir a segurança dos alunos e profissionais da rede.
Saúde
Já a Fundação Saúde informou que a UPA Maré funciona normalmente nesta quinta-feira.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que as Clínicas da Família Augusto Boal e Jeremias Moraes da Silva acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, interromperam o funcionamento na manhã desta quinta-feira.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!