Facção
Confronto na Zona Oeste: presos e mortos em operação contra o Comando Vermelho
Ação conjunta conta com a Polícia Militar e a Polícia Civil
Três criminosos foram presos na manhã desta quarta-feira (13), durante uma operação conjunta do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Polícia Militar, nas comunidades da Gardênia Azul e da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio.
A ação tem como principal objetivo conter o avanço territorial da facção Comando Vermelho (CV) na região.
Durante o patrulhamento, os policiais foram atacados por criminosos armados, o que resultou em confronto. Após a estabilização da área, dois suspeitos foram encontrados feridos e estavam em posse de dois fuzis.
Ainda no local, outros três homens foram detidos sem oferecer resistência. Com eles, os agentes apreenderam uma pistola, um revólver calibre 38 e duas granadas.
Segundo informações preliminares, dos três presos, dois eram alvos de mandados de prisão e um era foragido do estado da Bahia.
Além das prisões, outros dois suspeitos morreram em confronto com a polícia. Um terceiro indivíduo foi encaminhado ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Até o momento, não há informações sobre seu estado de saúde.
Durante a operação, suspeitos tentaram interditar a Avenida Ayrton Senna usando uma barricada em chamas, mas a obstrução foi rapidamente removida.
Operação Contenção
A chamada Operação Contenção tem como meta enfraquecer a atuação da facção criminosa, forçando seu recuo e retomando o controle de áreas dominadas por traficantes. Além de combater o avanço territorial do grupo, a operação também busca cumprir mandados de prisão e coletar provas que auxiliem na desarticulação da estrutura criminosa.

De acordo com as autoridades, a região tem registrado confrontos frequentes, motivados por disputas entre facções rivais. O foco da operação está na quebra da logística, do financiamento e da capacidade operacional do grupo criminoso.
A ação conta com o apoio de unidades de inteligência da Polícia Militar, como a Subsecretaria de Inteligência (SSI), o Bope e o 18º BPM (Jacarepaguá). Pela Polícia Civil, participam equipes especializadas da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP) e da 22ª DP (Penha).
Impacto em serviços públicos
Em razão da operação, dois postos de saúde na região suspenderam temporariamente os atendimentos nesta manhã. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 11 escolas na Cidade de Deus e outras seis unidades na Gardênia Azul também tiveram suas atividades interrompidas.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!