Crime
Criminosos roubam caixas de correio em Niterói; vídeo
Moradores relatam que os ataques têm sido frequentes
Caixas de correio foram furtadas durante a madrugada deste sábado (12) em ruas do bairro Pé Pequeno, na cidade de Niterói. Moradores acordaram e encontraram apenas buracos nos muros das casas, onde antes estavam instaladas as caixas. Segundo relatos, os crimes têm ocorrido com frequência e sempre de madrugada.
De acordo com moradores, os suspeitos se disfarçam de pessoas em situação de rua para circular pela vizinhança e cometer os furtos sem chamar atenção. O modo de agir é considerado articulado: enquanto um retira a caixa, outros dois vigiam a rua.
“Se trata de pessoas em situação de rua, que utilizam métodos coordenados. Caso um deles permaneça no local, o outro atua como vigilante”, relatou um morador de 65 anos, que vive no bairro há mais de cinco décadas.
Vídeos feitos por câmeras de segurança (veja acima) mostram um dos casos e como os criminosos se organizam para agir rapidamente. Os furtos, segundo os relatos, se intensificaram nos últimos anos.
“Os furtos persistem, ocorrendo com frequência. Apesar dos esforços em busca de apoio, a Segurança Presente retirou o policiamento do período crítico das 5h às 7h da manhã, momento em que ocorriam assaltos mais graves, inclusive com uso de armas de fogo de grosso calibre, deixando-nos vulneráveis”, contou.
Ainda segundo o morador, a atuação da Segurança Presente atualmente começa por volta das 2h da manhã. “Acredito que, possivelmente, esse horário tenha sido reduzido, mas não posso confirmar com certeza. Contudo, a falta de policiamento adequado nesse período nos expõe, pois os criminosos já conhecem essa vulnerabilidade”, disse.
Moradores também relataram sobre a dificuldade que muitos vizinhos, principalmente idosos, têm para registrar boletins de ocorrência. “Pessoas mais velhas, ao se dirigirem à delegacia, se deparam com sistemas digitais e, muitas vezes, não encontram suporte para preencher a ocorrência. Isso resulta, com frequência, no seu retorno sem registrar a queixa”, explicou.
O que diz a Polícia
A Polícia Militar informou, por meio de nota, que o 12° BPM (Niterói) "mantém policiamento com motocicletas, viaturas e efetivo extra escalado por meio do Regime Adicional de Serviço (RAS)". Ainda de acordo com a corporação, o batalhão realiza diariamente a Operação Antifurtos, com foco em crimes contra residências, condomínios e estabelecimentos comerciais".
A PM informou também que, "ao longo de 2025, já prendeu mais de 600 suspeitos e apreendeu mais de 40 adolescentes em sua área de atuação". A corporação reforça a importância da colaboração da população com denúncias pelo telefone (21) 2253-1177, além de acionamentos via Central 190 ou aplicativo 190RJ.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!