Investigações

'Faraó dos Bitcoins' é indiciado por lavagem de dinheiro

Glaidson está preso desde o ano passado em Bangu

Imagem ilustrativa da imagem 'Faraó dos Bitcoins' é indiciado por lavagem de dinheiro
|  Foto: Redes Sociais
 

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (26) o ex-garçom Glaidson Acácio dos Santos, também conhecido como 'Faraó dos Bitcoins', por lavagem de dinheiro e ocultação de bens. O Ministério Público Federal irá analisar o pedido que pode se transformar em uma denúncia.

Segundo as investigações da PF, o homem movimentou cerca de R$ 38 bilhões em aplicações e investiu em criptomoedas. Ele é acusado de fraude contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e até homicídios. Glaidson está preso desde o ano passado no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

O homem também é investigado por investir na moeda digital Dash, que é usada em pagamentos online e é considerada como uma alternativa aos cartões bancários e ao dinheiro. Em sua conta, os investigadores encontraram R$ 90 milhões. 

Leia+: Justiça manda suspender ações contra 'Faraó dos Bitcoins'

Leia+: Na prisão, 'Faraó dos Bitcoins' quer vaga na Câmara Federal

Nesta segunda-feira (23), a Justiça do Rio determinou, em caráter liminar, a suspensão de todas as ações e execuções de dívidas da G.A.S Consultoria, empresa do ex-garçom. A decisão é da 5ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio e vale por 180 dias.

Com a medida, estão suspensos todos os arrestos e bloqueios sobre valores, bens e contas bancárias em todos os processos nos quais a G.A.S é ré. Os valores serão transferidos para a ação de recuperação judicial a fim de reembolsar os credores e investidores. 

Na decisão, a juíza Maria da Penha Nobre Mauro destacou que a medida é necessária para evitar que os consumidores e investidores sejam prejudicados com uma possível falência da empresa de consultoria de criptomoedas administrada pelo Faraó dos Bitcoins. 

< Fundador e tecladista da banda Depeche Mode morre aos 60 anos Comandante desmente áudios de pânico em Niterói <