Crime
Foragidos da Justiça são presos durante prova para concurso da PM
Os nomes dos detidos não foram divulgados
Nove candidatos inscritos no concurso para soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro foram detidos neste domingo (7), ao se apresentarem para realizar as provas.
De acordo com informações da PM, essas pessoas estavam com mandados de prisão em aberto relacionados a diferentes crimes e já estavam sob monitoramento das autoridades policiais.
Entre os detidos, estava um homem procurado por envolvimento em um caso de homicídio ocorrido em 2016, na região de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Os nomes dos presos não foram divulgados pelas autoridades.
O concurso, que visa preencher 2 mil vagas para reforçar o efetivo da corporação, foi retomado neste domingo, após todo o processo ter sido anulado no ano passado por suspeitas de fraude. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) assumiu a organização do certame.
Durante o período de paralisação, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional o artigo do regulamento do concurso que estabelecia uma cota de 10% para mulheres. Em acordo com a decisão do STF, o ingresso de candidatos aprovados passou a ser baseado exclusivamente nas notas obtidas, sem distinção de gênero.
Concurso
A primeira fase do concurso consistiu em 50 questões de múltipla escolha, abordando temas como língua portuguesa, matemática básica, noções de direitos humanos, direito administrativo e legislação aplicada à PM, além de noções de direito penal e processual penal.
Será habilitado para a próxima etapa quem acertar pelo menos 30 perguntas e pontuar em todas as disciplinas.
A segunda fase, agendada para o dia 7 de julho, consistirá em uma prova escrita discursiva de redação, sendo considerado aprovado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 50 pontos em uma escala de 0 a 100.
Após a realização das provas de exame intelectual, os candidatos aprovados passarão por sete etapas adicionais, que incluem exame físico, psicológico, médico, social e toxicológico, além de avaliação documental.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!