Confronto

Fuzil é deixado em cima de carro durante operação na Maré

Até o momento, três suspeitos morreram

  

Um fuzil foi deixado por um criminoso em cima de um carro enquanto fugia de policiais militares na manhã desta segunda-feira (26) durante uma operação no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio.

Segundo a Polícia Militar, dois fuzis, uma pistola, uma réplica de arma de pressão/ar comprimido, uma granada, aproximadamente uma tonelada de maconha e 50 pés da planta, 48 frascos de lança-perfume, foram apreendidos na região. Carros e motocicletas roubadas também foram recuperados.

Leia+: Linha Vermelha e Amarela são fechadas em manhã de tiroteio

Leia+: Mortos e fuzis apreendidos em confronto no Complexo da Maré

Desde o começo do dia, intensos confrontos entre policiais e criminosos foram registrados. A PM ressaltou que a operação tem como objetivo a contenção das tentativas de investigar uma facção criminosa contra a outra.

Até o momento, três suspeitos, que não tiveram as identidades reveladas, morreram, após uma troca de tiros. De acordo com a PM, os três chegaram a ser socorridos ao Hospital Federal de Bonsucesso, mas não resistiram. Os suspeitos teriam mandados de prisão em aberto. As ocorrências foram registradas na Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). 

A ação conta com efetivo de 120 policiais e emprego de seis veículos blindados e duas aeronaves. Policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) atuam nas comunidades Vila do João e Vila dos Pinheiros.

Fechamento

A operação causou diversos impactos para os moradores e trabalhadores que tiveram que passar pela região. PMs do 22º BPM (Maré) e do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) tiveram que interromper, preventivamente, o fluxo da Linha Vermelha para resguardar usuários da via no período da manhã. Equipes do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom) também foram deslocadas em reforço para a região.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiu suspender todas as atividades da Cidade Universitária, localizada na Ilha do Fundão, por causa dos confrontos. 

Questionada, a Secretaria Municipal de Educação informou que 35 unidades escolares da região da Maré foram fechadas, prestando apenas atendimento remoto. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) completou o Centro Municipal de Saúde Vila do João e as clínicas da família Augusto Boal, Adib Jatene e Jeremias Moraes da Silva, também interromperam o funcionamento. 

< 'Acabaram com minha família', diz viúva de trabalhador morto no Rio Tiroteio termina com presos e carro recuperado na Região dos Lagos <