Flagrante
Homem pendurado em rede elétrica para furtar cabo em Niterói; vídeo
Um outro comparsa estava auxiliando a tentativa do crime
Dois homens foram flagrados pendurados em uma rede elétrica, tentando cortar e furtar cabos, na madrugada desta segunda-feira (22). A tentativa do crime aconteceu na Rua Reverendo Armando Ferreira, no Largo da Batalha, em Niterói, e foi registrada por um pedestre que passava pelo local.
Conforme a denúncia, dois homens, por volta da 00h, estavam na altura da Policlínica Regional do Largo da Batalha, tentando praticar o crime de furto. Imagens registradas por um pedestre mostram um dos suspeitos pendurado na rede, equilibrando o peso em uma das rodas de um carro estacionado no local. Enquanto corta o fio, o segundo homem vigia a rua e auxilia o outro pendurado.
Assista:
Ainda segundo a denúncia, a Polícia Militar não chegou a ser acionada porque um motociclista passou no local e repreendeu o ato, afirmando que chamaria a polícia. Nesse momento, a dupla recuou. No entanto, os suspeitos retornaram ao local, cortaram mais um pedaço do fio e foram embora.
Aumento no índice de casos
Dados da Polícia Militar apontam que somente neste ano, as ações da corporação já resultaram na apreensão de mais de 11 toneladas de cabos, o equivalente a mais de 5 km destes materiais em todo o estado do Rio. Além disso, mais de 400 pessoas já foram presas por este tipo de crime.
De acordo com a PM, o furto de cabos é realizado de maneira premeditada: ‘’Os envolvidos se aproveitam de brechas no dinamismo do policiamento urbano para cometer as ações.''
Motivação do furto de cabos
Os suspeitos furtam, picam os cabos, queimam a borracha de proteção e vendem o metal em locais de compra de sucata. Conforme diz a PM, os autores deste tipo de crime definem um perfil específico:
''Em muitas situações, os crimes desse tipo são praticados por cidadãos em situação de vulnerabilidade nas ruas, num cenário composto por demandas que ultrapassam a atuação da Polícia Militar’’, afirma a corporação.
Como consequência, essas ações criminosas interrompem o fornecimento de energia no imóvel de clientes das regiões atingidas pelas práticas.
Questionada, a PM afirma que qualquer flagrante deste tipo pode ser reportado por meio dos canais de acionamento.
‘’A Polícia Militar trabalha coibindo tais práticas, intensificando as abordagens e revistas sistematicamente. O trabalho investigativo das delegacias também é fundamental para identificar e prender tais envolvidos. Nesse contexto, a colaboração da população é fundamental através dos acionamentos via App 190 RJ e Central 190, assim como através dos registros em delegacia’’.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!