Fraude
Homens denunciados por venda irregular de cerveja em Itaboraí
Grupo trocava rótulos para enganar consumidores, segundo MP

Cinco homens estão sendo denunciados por comercialização irregular de cerveja em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) informou, nesta sexta-feira (10), que entrou com uma ação civil pública contra os suspeitos após a descoberta de um esquema de falsificação de bebidas, que envolvia a troca de rótulos e tampas de garrafas de marcas de menor valor por outras mais conhecidas do mercado.
Segundo a investigação, os acusados utilizavam garrafas da cerveja “A Outra”, removendo os lacres, tampas e rótulos originais para substituí-los por embalagens das marcas “Brahma Chopp” e “Antárctica”, com maior valor comercial e maior aceitação entre os consumidores.
O local onde a adulteração era realizada foi descoberto por policiais militares durante patrulhamento no bairro Sapê. No momento da abordagem, os cinco homens estavam realizando a troca manual dos rótulos e tampas, o que, de acordo com o Ministério Público, configura tentativa deliberada de enganar os consumidores sobre a origem e a qualidade da bebida.
Na ação, o MP requer que os envolvidos sejam proibidos de realizar qualquer atividade ligada à venda irregular de cerveja, sob pena de multa diária. Também foi solicitada a condenação por danos materiais e morais aos consumidores lesados, além do pagamento de indenização por dano moral coletivo.
A prática de falsificação de bebidas alcoólicas, além de configurar infração às normas de defesa do consumidor, representa risco à saúde pública e pode ter implicações penais, caso se comprove que houve intenção de fraude continuada. O caso segue em análise pela Justiça.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!