Fraude

Idoso é preso na Baixada Fluminense acusado de fraude contra o INSS

Operação Mística foi realizada pela Polícia Federal

A

Agentes prenderam um idoso sob a suspeita de fraude contra o INSS
Agentes prenderam um idoso sob a suspeita de fraude contra o INSS |  Foto: Divulgação / Polícia Federal
 

Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (19), uma operação para desestruturar uma quadrilha responsável por um esquema criminoso de fraudes contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Um homem de 60 anos foi preso. 

Na ação, os policiais federais também cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do preso. O ordem foi da 4ª Vara Federal de São João de Meriti, que também determinou a suspensão cautelar dos benefícios previdenciários identificados como objeto de fraude.

A investigação, iniciada em 2020, aponta que o preso usava documentos falsos para dar entrada em benefícios do INSS. Além da prisão preventiva, os policiais federais apreenderam diversos documentos de identidade, CPFs, certidões de óbito e de nascimento, cartões magnéticos, impressoras, chips, celulares, notebook, pen drives, scanner e outros instrumentos que serviam à falsificação.

Agentes prenderam um idoso sob a suspeita de fraude contra o INSS
Agentes prenderam um idoso sob a suspeita de fraude contra o INSS |  Foto: Divulgação / Polícia Federal
 

De acordo com o INSS, "identifica-se a existência de pelo menos 30 benefícios fraudulentos, dentre os quais destacam-se pensões por morte e benefícios assistenciais ao idoso, com prejuízo estimado de cerca de meio milhão de reais".

O investigado responderá pelos crimes de falsificação de documento público, uso de documento público falso, receptação de documentos provenientes de furto e roubo, petrechos de falsificação e estelionato previdenciário.

A operação Mística faz referência à personagem do universo X-Men, que se tornou mestre em criar novas identidades e mentir para garantir sua sobrevivência, transformando-se em outra pessoa para enganar e  alcançar os seus objetivos espúrios. Enquadra-se nas condutas criminosas praticadas pelo investigado.

< A pedido do Botafogo, América-MG abre mais um setor para visitantes Flamengo prepara coletiva com Paulo Sousa, Braz e Spindel <