Logo Enfoco


    Operação

    Idosos em situação desumana são resgatados em asilo no Rio

    Instituição era clandestina e foi interditada

    Publicado 10/09/2025 às 15:16 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Segundo os agentes não havia profissionais de saúde como médicos enfermeiros nutricionistas ou responsável técnico
    Segundo os agentes não havia profissionais de saúde como médicos enfermeiros nutricionistas ou responsável técnico |  Foto: Divulgação

    Uma operação conjunta da Polícia Civil, Vigilância Sanitária e órgãos da Prefeitura do Rio interditou, nesta quarta-feira (10), um asilo clandestino que funcionava em condições extremamente precárias em Inhoaíba, bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. No local, 18 idosos foram resgatados, a maioria com problemas de saúde agravados pela falta de cuidados e higiene.

    A ação foi coordenada por agentes da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti), que encontraram os idosos nove homens e nove mulheres em um imóvel que funcionava como instituição de acolhimento, mas sem qualquer documentação ou licença obrigatória para esse tipo de serviço.

    O local, que não exibia qualquer identificação na fachada, operava em uma casa de apenas um pavimento, com quatro quartos improvisados e sem estrutura mínima exigida para o cuidado de idosos.

    Segundo os agentes, as condições eram alarmantes: não havia profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas ou responsável técnico.

    Medicamentos estavam armazenados no mesmo armário onde eram guardados os alimentos, e não existia planejamento nutricional. Almoços e jantares eram preparados sem controle de qualidade e apresentavam aspecto visual desagradável.

    Entre os acolhidos, havia pessoas com sequelas de AVC, anêmicos, desnutridos, e alguns com condições graves de saúde. Uma idosa foi encontrada com uma lesão na perna em estado de necrose; outro idoso apresentava ferida no rosto, e pelo menos um deles utilizava sonda urinária de forma improvisada. As vítimas têm idades entre 60 e 80 anos.

    Após avaliação médica, os idosos serão encaminhados a instituições de acolhimento regulares ou entregues aos seus familiares, que foram acionados pelas autoridades.

    A Polícia Civil informou que os responsáveis pelo local foram identificados e responderão por crimes como exposição da saúde de pessoa idosa a risco e exercício ilegal de atividade.

    Também há possibilidade de responsabilização criminal para familiares que internaram os idosos no espaço irregular, por abandono e exposição ao perigo.

    As investigações continuam para apurar outras possíveis infrações penais e administrativas, incluindo desrespeito à legislação que rege as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

    O imóvel foi interditado pela Vigilância Sanitária, e a força-tarefa seguirá monitorando denúncias de funcionamento clandestino de instituições similares na cidade.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Homem é morto no meio da rua em São Gonçalo

    Relacionados em Polícia