Polícia

Jovens acusam casal de racismo na Praia de Itacoatiara em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Jovens acusam casal de racismo na Praia de Itacoatiara em Niterói
As agressões ocorreram na areia da praia nesta manhã de sábado (28). Foto: Arquivo

Dois jovens negros que estiveram na Praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói, na manhã deste sábado (28), acusam um casal de moradores brancos pelos crimes de racismo, lesão corporal e dano.

Segundo a vítima de 26 anos, a mulher jogou o celular dele no lixo e quebrou o aparelho, quando ele ouvia música na companhia do amigo, de 20 anos, pouco depois das 8h. O episódio ocorreu na areia da praia.

Um dos jovens diz, ainda, que o companheiro da mulher o agrediu fisicamente, causando lesões corporais — isso após a vítima declarar para o casal que deveria pagar por um celular novo, descreve a ocorrência.

Os acusados fugiram do local. A Guarda Municipal conduziu as vítimas à delegacia da região.

Vítima compareceu à delegacia da região para fazer registro de ocorrência. Foto: via Grupo Plantão Enfoco

O casal acusado, já identificado, mora na Rua das Orquídeas. E teria chegado até o local com duas bicicletas e na companhia de um cachorro. Na 81ª DP (Itaipu) as vítimas que moram em Tribobó, bairro de São Gonçalo, narraram o que ouviram dos acusados.

"Tô cansado de gente da raça de vocês aqui na praia, de pretos e gonçalenses [sic]"

"Estamos cansados de gente igual vocês aqui. Vocês são pobres, f, uns merdas. Vocês não são bem-vindos nessa praia. Todos os gonçalenses deveriam ser expulsos da praia e vamos fazer o possível para isso. Quando voltar aqui não quero ver vocês [sic]", teria dito o casal de moradores aos jovens.

O delegado da 81ª DP, Fábio Barucke, intimou a dupla a prestar declarações na próxima quarta-feira (1º), às 10h. Em caso de descumprimento, o casal poderá responder pelo crime de desobediência.

De acordo com a ocorrência, pessoas que passavam pelo local teriam informado aos amigos que existe um grupo de moradores da praia que estaria praticando condutas violentas, com o intuito de afastar do local moradores de São Gonçalo.

A Associação de Moradores de Itacoatiara (Soami) confirmou ao Plantão Enfoco já ter acesso às imagens que comprovam a briga, na altura da Praça Maria Sandri, próximo ao Posto dos Bombeiros, por volta das 8h12. A direção informou que aguarda solicitação da Polícia Civil.

< Apreendidos com drogas do Salgueiro que seriam levadas para Silva Jardim Cartaz pede informações de jovem suspeito de matar comerciante em Maricá <