Logo Enfoco


    Rastreio

    Mais de 600 presos com celulares roubados no RJ

    Operação da Polícia Civil aconteceu em todo o estado

    Publicado 23/10/2025 às 20:32 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Mais de 10 mil celulares foram recuperados
    Mais de 10 mil celulares foram recuperados |  Foto: PCERJ

    A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira (23), o “Dia D” da Operação Rastreio, considerada a maior ofensiva do estado do Rio contra roubo, furto e receptação de celulares. Agentes estiveram nas ruas de todas as regiões fluminenses para capturar envolvidos na cadeia criminosa e recuperar aparelhos oriundos de delitos. Mais de 690 pessoas foram presas e mais de 10 mil celulares foram recuperados.

    Apenas entre quarta (22) e esta quinta-feira (23), foram efetuadas 271 prisões e 4.170 celulares apreendidos. Além disso, mil estabelecimentos foram fiscalizados e oito comércios foram interditados por irregularidades.

    Apenas na Região Oceânica de Niterói, sete aparelhos foram recuperados por policiais da Delegacia de Itaipu (81ª DP) em lojas de assistência técnica.

    Mais de quatro mil usuários de celulares roubados

    A segunda fase da ofensiva começou ainda na segunda-feira (20), quando mais de 4.200 pessoas que utilizavam celulares roubados ou furtados foram intimadas a comparecer às delegacias e entregar os aparelhos. O prazo dado foi de 72 horas, oferecendo aos usuários a oportunidade de evitar responsabilização criminal.

    Redução nos índices e restituição de aparelhos

    Segundo a polícia, desde que a Operação Rastreio foi criada, em maio deste ano, o estado registrou redução de 12% nos furtos e 8% nos roubos de celulares. Todos os dispositivos apreendidos passam por perícia técnica e têm os legítimos proprietários identificados para restituição.

    De acordo com a Civil, a operação é contínua e já resultou na devolução de mais de 2.800 aparelhos aos donos.

    85% dos presos são receptadores

    Um dado que chamou a atenção dos investigadores foi o alto número de pessoas detidas por receptação de celulares roubados. Do total de presos, 360 responderam por esse crime, o que representa 85% dos detidos até o momento.

    “Estes celulares podem ter custado a vida de alguém e é preciso se conscientizar na hora de adquirir um celular de segunda mão e verificar antes se há alguma restrição. Todo cidadão pode usar o número de IMEI do aparelho e fazer a pesquisa no aplicativo Celular Seguro”, afirmou o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.

    Aplicativo Celular Seguro RJ

    Um dos principais aliados da operação é o aplicativo Celular Seguro RJ, lançado pela Polícia Civil em julho de 2025.

    O app permite que o cidadão registre e consulte o IMEI, número único de identificação de cada aparelho, e verifique se há restrições nas bases da Polícia Civil e da Anatel.

    A ferramenta também facilita o bloqueio imediato do celular em caso de roubo ou furto, tornando o aparelho inutilizável pelos criminosos. O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas online para Android e iOS.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Caixa estuda venda de imóveis para apoiar os Correios

    Relacionados em Polícia