À luz do dia
Onda de roubos de veículos em Niterói assusta moradores e comerciantes
Segundo relatos, só nesta semana, quatro carros já foram roubado

Moradores e comerciantes do bairro Badu, em Pendotiba, denunciam o aumento no número de roubos de veículos na Rua das Crianças e na Estrada Caetano Monteiro. Eles pedem socorro após conviverem com essa situação há cerca de um ano, período em que os crimes vêm se intensificando. Um dos casos aconteceu nesta quarta-feira (9).
Segundo uma moradora que preferiu não se identificar, os criminosos têm agido à luz do dia, roubando carros estacionados nessas vias. A audácia é tamanha que, mesmo com uma companhia da Polícia Militar nas proximidades, os assaltantes não se intimidam em cometer os crimes.
"O Badu está pedindo socorro. Estamos completamente sem policiamento nas ruas, e isso tem facilitado a entrada de bandidos, que atuam livremente naquela área. Precisamos de ajuda" desabafa a moradora.
De acordo com ela, que também é comerciante na região, nesta quarta-feira, por volta das 10h, um carro que estava estacionado na Rua das Crianças foi roubado por criminosos. O veículo foi recuperado no mesmo dia, por volta das 15h, no bairro Vila Três, em São Gonçalo, após o proprietário localizá-lo por meio do rastreador.
Ainda segundo os relatos, os criminosos chegaram a iniciar a desmontagem do automóvel, mas, ao perceberem o rastreador, decidiram abandoná-lo. Algumas peças foram levadas.
Segundo os moradores da região, os criminosos estariam roubando veículos no Badu para levá-los até São Gonçalo. Somente nesta semana, quatro carros teriam sido roubados na região.
Já a noite, um comerciante flagrou três homens encapuzados rondando uma das ruas do bairro.
Essa área agora ficou perigosa. Vou colocar um cartaz vermelho nessa rua escrito: ‘Cuidado, alto índice de roubo de carro’
A preocupação dos moradores e comerciantes da região é que os crimes avancem para ações mais violentas. “Hoje é um carro roubado, amanhã é uma arma na cabeça”, disse uma moradora.
O que dizem as autoridades
Procurada, a Polícia Militar informou que o combate aos roubos e furtos ao patrimônio público e privado tem sido uma das principais metas do comando da corporação, priorizando, além da redução dos índices criminais em todo o território fluminense, o aumento da sensação de segurança da população.
“Para combater os casos de roubos e furtos a transeuntes em sua área de atuação, o comando do 12° BPM (Niterói) definiu uma estratégia de patrulhamento com o emprego de motopatrulhas e viaturas em todo o seu perímetro de policiamento”, disse a corporação, por meio de nota.
Ainda segundo a PM, as ações seguem critérios estratégicos e análises das manchas criminais das regiões, com distribuição dinâmica e maior mobilidade no emprego das equipes de repressão às ações criminosas.
De acordo com a Polícia Civil, o caso foi registrado na 81ª DP (Itaipu). Diligências estão em andamento para identificar a autoria e esclarecer os fatos.
Acionamentos
A Polícia Militar reforçou a importância de acionar as equipes em casos emergenciais por meio da Central 190 ou do aplicativo RJ 190. A corporação também destacou a necessidade de registrar os crimes nas delegacias, o que contribui para um direcionamento mais preciso e eficaz das análises de manchas criminais nas regiões afetadas.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!