Barreira Negra

Operação apreende mais de 30 carros e motos na Zona Oeste

Polícia Civil realiza incursão em cinco comunidades da região

Ação contou com efetivo da Core e Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA)
Ação contou com efetivo da Core e Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) |  Foto: Marcelo Tavares
  

Três homens foram presos e mais de 30 carros e motos foram apreendidas na Operação Barreira Negra, que aconteceu nas comunidades da Vila Aliança, Sapo, Rebu, Coreia e Cavalo de Aço, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira (1º). 

Além disso, quatro animais silvestres, materiais entorpecentes, fuzis, espingardas, laptops e outros itens foram apreendidos por policiais da Divisão de Roubos e Furtos de Automóveis  (DRFA) em parceria com a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). 

Leia+: Operação busca traficantes em comunidades da Zona Oeste do Rio

Tivemos confronto com alguns dos criminosos e conseguimos localizar uma área de lazer de um dos chefes da facção. Agentes continuam atuando na operação e acreditamos que o saldo de apreensões deve aumentar Marcio Braga, delegado da DRFA
  

Segundo a polícia, ao todo, foram vasculhados 38 locais de busca e apreensão e três mandados de prisão contra membros de uma facção criminosa especializada no roubo de veículos, clonagem, tráfico de drogas, extorsão de moradores e mototaxistas e outros. 

“Tivemos muita dificuldade de conseguir adentrar no local por causa de barricadas com fogo colocadas pelos criminosos, além de um equipamento conhecido jacaré que fica no chão e furar os pneus dos carros. Tivemos confronto com alguns dos criminosos e conseguimos localizar uma área de lazer de um dos chefes da facção. Agentes continuam atuando na operação e acreditamos que o saldo de apreensões deve aumentar. Nesse momento mesmo, uma equipe está em confronto em uma área de mata com criminosos”, afirmou o delegado Marcio Braga. 

Operação contou ainda com a utilização de carros blindados, helicópteros e 220 policias envolvidos
  

A Core auxiliou a DRFA na retirada de carros de luxo que tinham suas placas adulteradas. Além disso, esses criminosos detidos extorquiam motoristas e moradores com ameaças. 

Após a captura das vítimas, eles as deixavam em locais dominados por facções rivais para despistar os agentes nas investigações e capturavam os carros das vítimas para desmancharem e venderem as peças.

A operação contou ainda com a utilização de carros blindados, helicópteros e 220 policias envolvidos. Ao todo, foram expedidos 13 mandados de prisão que podem continuar sendo cumpridos durante o dia.

As investigações nas localidades ocorriam há mais de dois anos, segundo Pedro Medina, diretor do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE). Todo o material apreendido foi encaminhado para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho, na Zona Norte.

< Washington Reis é alvo de operação sobre contratos ilegais na saúde Suspeitos são presos com fuzil e granada em Niterói <