Internet clandestina
Operação combate 'gatonet' de facção criminosa no Rio
Três homens foram presos durante a ação

Policiais civis deflagraram, nesta sexta-feira (4), uma operação para combater um esquema ilegal de exploração de TV por assinatura operado no bairro de Cordovil, na Zona Norte do Rio. Na ação, três homens foram presos em flagrante no momento em que realizavam a manutenção na rede de cabos instalada clandestinamente em postes públicos.
De acordo com as investigações, o serviço era controlado por uma facção e representava uma das fontes de renda e lavagem de dinheiro da organização criminosa. A quadrilha atuava principalmente no período noturno.
Segundo a Polícia Civil, os criminosos utilizavam módulos amplificadores para distribuir irregularmente pacotes de canais fechados de grandes operadoras a moradores da região, mediante o pagamento mensal de cerca de R$ 70. A facção criminosa ainda cobrava uma espécie de “aluguel” dos operadores de “gatonet" para permitir a atuação na região.
Durante a abordagem, os policiais apreenderam equipamentos, cabos, conectores e uma escada. A estimativa era que o serviço ilegal era prestado a mais de cem clientes na região.
Os três presos foram autuados em flagrante por desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicações. Entre os capturados estão os administradores do esquema e o responsável pelas instalações ilegais. As investigações continuam para identificar outros envolvidos.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!