Confronto
Operação contra CV na Zona Oeste do Rio deixa mortos e presos
Armas, drogas e caderno do tráfico são apreendidos
A operação policial realizada nesta quarta-feira (13), na Zona Oeste do Rio deixou dois mortos e quatro presos, além da apreensão de três menores. O confronto aconteceu nas comunidades da Cidade de Deus e Gardênia Azul, em ações voltadas contra o Comando Vermelho, com o objetivo de enfraquecer a facção e retomar o controle das áreas dominadas pelo tráfico.
Um vídeo gravado na Gardênia Azul mostra o chão coberto de sangue enquanto dois homens são colocados na caçamba de um carro da Polícia Militar, um deles ferido. Moradores se reuniram e pediram o fim das represálias.
“Levou tapa na cara, estão indo com baleado. Olha a covardia que a gente sofre, hora de criança estar indo para escola. Não dá mais, que inferno!”, grita uma moradora, que chega a chamar os militares do 18º BPM (Jacarepaguá) de desgraçados.
Durante a operação, criminosos tentaram bloquear a Avenida Edgard Werneck, via estratégica que dá acesso à Barra da Tijuca e à Cidade de Deus, usando um ônibus como barricada. A ação rápida da polícia impediu a interdição total, embora tenha causado bloqueios parciais na avenida. Segundo relatos, os suspeitos fugiram para dentro da comunidade ao perceberem a chegada das equipes.

Entre os detidos, um homem baleado foi levado ao Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, e seu estado de saúde ainda não foi informado. Também foi presa uma mulher flagrada filmando a movimentação policial e enviando vídeos para traficantes. Três menores foram apreendidos durante a ação.
Além disso, a polícia encontrou drogas, dois fuzis, uma pistola, um revólver, duas granadas e um caderno com anotações do tráfico. Um cachorro sem raça definida também foi baleado durante o confronto, recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado para uma clínica veterinária na Barra da Tijuca.
Operação Contenção
A chamada Operação Contenção busca desarticular a estrutura do Comando Vermelho na região, interrompendo sua logística, financiamento e capacidade operacional. A ação envolve unidades de inteligência da Polícia Militar, como a Subsecretaria de Inteligência (SSI), Bope e 18º BPM (Jacarepaguá), além de equipes da Polícia Civil da Draco, DRE-CAP e 22ª DP (Penha).
O objetivo é conter o avanço territorial da facção e cumprir mandados de prisão, enquanto registra confrontos frequentes motivados por disputas entre grupos rivais.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!