Som
Sistema detecta 15 tiros durante tentativa de assalto em Niterói; ouça
Tecnologia implantada na cidade ajuda no combate ao crime
O sistema ShotSpotter, implementado há dois meses pela Prefeitura de Niterói, identificou 15 disparos de arma de fogo durante tentativa de assalto no Barreto, Zona Norte da cidade, no início da manhã de terça-feira (12).
O som dos disparos foi registrado após bandidos atacarem um caminhão de carne na Avenida do Contorno. Um PM à paisana percebeu ação e impediu o assalto, trocando tiros com os ladrões.
De acordo com a prefeitura, a partir do registro dos tiros no sistema ShotSpotter, guardas municipais do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) acionaram a Polícia Militar, que enviou viaturas ao local. Os criminosos fugiram sem conseguir roubar a carga. Um deles teria sido baleado.
“Esse resultado reforça o compromisso da Prefeitura com a segurança pública por meio do investimento em tecnologia, inteligência e integração entre as forças de segurança. Somos referência nacional em segurança pública e continuaremos avançando com inovação e parcerias para manter nossa cidade mais segura”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.
Como funciona
Desenvolvido por uma empresa americana, o sistema ShotSpotter identifica, em tempo real, disparos de arma de fogo, indicando sua localização exata e o tipo de armamento utilizado (fuzil ou pistola). Os dados são processados em centros nos EUA e enviados ao Cisp em até 60 segundos. De lá, os operadores acionam imediatamente as forças policiais. Os sensores já estão em operação na Zona Norte e na Zona Sul.
No dia 15 de julho, o sistema identificou 92 disparos de arma de fogo no Barreto. O tiroteio entre criminosos durou nove minutos e aconteceu em um dos acessos ao Morro dos Marítimos. Três suspeitos de participação no confronto foram baleados. O carro em que estavam ficou completamente destruído.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!