Denúncia
Operação contra maus-tratos a animais é realizada em Niterói
Dois cachorros e dois jabutis foram resgatados no local
A Polícia Civil e a Câmara Municipal de Niterói realizaram uma operação contra maus-tratos a animais domésticos e silvestres em uma casa em Piratininga, na Região Oceânica da cidade. O proprietário do imóvel, um homem de aproximadamente 50 anos, mantinha em cativeiro dois cachorros e dois jabutis, que para serem criados em domicílio, segundo a legislação brasileira, é preciso que seja oriundo de um criadouro e registrado junto ao órgão ambiental.
O homem foi conduzido para a delegacia de Itaipu (81ª DP) para prestar esclarecimentos. De acordo com a Polícia Civil, foram recebidas diversas denúncias sobre a casa, localizada na Rua Orestes Barbosa e que fica semiaberta, em condições insalubres de conservação.
A operação foi conduzida também pelo grupo voluntário de resgate de animais em situação de maus-tratos, 'Nas garras da lei', que é formada por policiais civis que associados a outros cidadãos, se empenham em proteger os animais e fazer cumprir as leis que regulamentam seus direitos à saúde, respeito e bem-estar.
O vereador Daniel Marques, presidente da frente parlamentar em defesa dos animais, relata que seu gabinete recebe muitas denúncias diariamente e que nesse caso específico, a prefeitura já esteve lá uma vez e não houve um consenso.
"Uma moradora fez a denúncia e nos relatou que os animais estão em pele e osso e em condições insalubres. Maus-tratos é crime e resulta em cadeia. Recebemos informações que o proprietário da casa possui algum tipo de patologia psiquiátrica, mas ainda não foi provado nada. A vizinhança se uniu e mandou vários vídeos chocantes para nós e por isso vamos checar junto à polícia civil. Salvar os animais é sempre nosso objetivo!", explica o parlamentar.
Indignada com a situação que se repete no local por cerca de 12 anos, a professora Monica Macedo realizou a denúncia após adotar temporariamente quatro cachorros que estavam sob a responsabilidade do proprietário da casa e de sua filha ter sido mordida por outro cachorro do homem.
"Realizei diversas denúncias em outros órgãos e até o momento nada foi feito. É uma situação deplorável o que esses animais passam. É possível ver acima do portão os animais abandonados, sujos, acorrentados e sabemos também que existem dois jabutis dentro da casa abandonados. Esse muro foi um vizinho que se ofereceu para fazer após os cachorros avançarem nas pessoas que passavam. A casa era da mãe dele que após falecer ficou na sua responsabilidade. Sua esposa e filha o abandonaram e ele ficou sozinho fazendo bicos pela região e recebendo ajudas de pessoas, porque, de acordo com moradores mais antigos ele toma remédio controlado. Espero que o caso seja investigado e a situação resolvida", desabafa.
A perita Denise Rivera, assessora técnica da secretaria da polícia civil, estava presente e explicou o resultado da operação.
"Pelo que verificamos ao entrar na casa, ela não possui a menor condição de ser habitada. O proprietário é um acumulador, o quintal possui diversos potes com água e larvas de mosquito, vidros quebrados, fios soltos e além de dois cães em péssimo estado de saúde, desnutridos e com bicheira, dois animais silvestres que possivelmente o dono do imóvel os mantinha presos para reprodução e consequentemente venda. Isso é crime! O delegado vai autuar o suspeito de acordo com o que encontramos no local e os animais serão levados pela ONG para clínicas veterinárias para cuidar dos ferimentos e serem alimentados e limpos, para depois serem encaminhados para abrigos e então adotados", explica a perita.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!