Denúncia

Vereadora de Niterói diz ter sido ameaçada por e-mail de deputado

Benny Briolly esteve na delegacia para registrar o caso

Benny diz que o conteúdo foi mantido em sigilo até apurações iniciais. Rodrigo Amorim nega as ameaças
Benny diz que o conteúdo foi mantido em sigilo até apurações iniciais. Rodrigo Amorim nega as ameaças |  Foto: Divulgação/Lucas Alvarenga
 

A vereadora de Niterói Benny Briolly (Psol) denuncia ter sido ameaçada de morte por meio de um e-mail atrelado ao gabinete do deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB).

Na manhã desta sexta-feira (24) a parlamentar registrou o caso na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

Leia+: Vereadora de Niterói acusa deputado de ofensa racista: 'Aberração'

Leia+: Vereadora de Niterói registra ocorrência contra deputado

Segundo a sua assessoria, o conteúdo foi enviado no último dia 25 de maio, mas foi mantido em sigilo pela equipe de segurança dela 'até apurações iniciais'.

A denúncia diz que o título do e-mail tinha escrito "já estou contando as balas". Além de exibir mensagens de cunhos racistas e transfóbicos.

Rodrigo Amorim nega as ofensas e diz que exigirá da vereadora as provas de que o e-mail foi efetivamente enviado da Alerj.

Após tomar ciência das acusações, o parlamentar registrou ocorrência na noite desta quinta (23) na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI).

"É importante deixar claro que imputar uma mensagem criminosa ao deputado constitui crime de fake news com interesse eleitoral, tipificado na Lei 13.834/2019, promulgada pelo presidente Jair Bolsonaro", disse em nota.

  • Vereadora de Niterói diz ter sido ameaçada por e-mail de deputado
  • Vereadora de Niterói diz ter sido ameaçada por e-mail de deputado
 

Amorim afirma que levará à delegacia na tarde desta sexta (24) uma autorização para quebra total do sigilo de sua conta corporativa de e-mail da Alerj, a que supostamente teria sido usada para o envio da mensagem criminosa.

"A mesma autorização já foi destinada à Mesa Diretora da Alerj e ao Presidente, para que seja realizada uma investigação no servidor da Casa Legislativa a fim de verificar se efetivamente uma mensagem como aquela partiu do gabinete".

Procurada, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) informou que vai instaurar uma investigação preliminar para apurar as ameaças à vereadora Benny Briolly. As subdiretorias gerais de Informática e de Segurança também deverão colaborar com as apurações.

No dia 17 de maio, em sessão na Alerj, Rodrigo Amorim se referiu a vereador Benny Briolly de “boizebú” e “aberração da natureza”. 

A parlamentar trans do Psol registrou ocorrência no dia 20 de maio na Decradi pelos crimes de racismo e transfobia contra Amorim.

"Apesar de todas as denúncias que tenho feito, até agora não obtive qualquer resposta. O que mais será preciso acontecer para que seja tomada uma atitude? Que Justiça é essa que não garante a minha existência e o pleno exercício da minha função legislativa? São ao todo, mais de 20 ameaças de morte e 4 registros de ocorrência realizados ao longo dos últimos anos, sem resposta", lamenta Benny.

< Operação contra maus-tratos a animais é realizada em Niterói Frio e chuva marcam o primeiro final de semana do inverno <