Investigação
Operação contra torcidas organizadas deixa um morto no Rio
Outros dois suspeitos foram presos na ação
Dois homens foram presos e um morreu durante uma operação realizada nesta quinta-feira (18), com o objetivo de combater crimes praticados por integrantes de torcidas organizadas no Rio de Janeiro. Ao todo, foram cumpridos 39 mandados de busca e apreensão.
De acordo com a Polícia Civil, participaram da ação agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e dos Departamentos-Gerais de Polícia Especializada (DGPE) e da Capital (DGPC).
A operação foi batizada de “Pax Stadium”. Durante a ação, houve troca de tiros, e um suspeito morreu após ser baleado.
As buscas foram realizadas nas sedes da Força Jovem do Vasco (São Cristóvão), Fúria Jovem Botafogo (Abolição), Ira Jovem do Vasco (São Cristóvão), Mancha Negra do Vasco (São Cristóvão), Raça Rubro Negra (Pilares), Torcida Jovem Botafogo (Engenho de Dentro), Torcida Jovem Fla (São Cristóvão), Young Flu (Méier).
A investigação, que contou com o apoio do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe) da Polícia Militar, tem como alvo criminosos que se passam por torcedores para cometer crimes violentos, como roubos e homicídios. Segundo a polícia, a operação não tem como objetivo combater as torcidas organizadas em si, cuja existência é legalmente reconhecida.
"Seremos firmes contra esses criminosos, que se disfarçam de torcedores para tumultuar os eventos esportivos e tirar a paz da nossa população. As pessoas merecem usufruir do seu tempo de lazer com segurança. Não vamos deixar que essa situação continue, vamos seguir intensificando as ações para coibir esse tipo de violência no Rio de Janeiro", destacou o governador Cláudio Castro.
Ainda segundo as autoridades, os investigados utilizam as redes sociais para marcar confrontos violentos, que vêm se tornando cada vez mais graves, com registros recentes de feridos e mortes. A ação visa levantar mais informações que ajudem a identificar as organizações criminosas infiltradas nas torcidas.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!