Logo Enfoco


    Na cadeia

    Penitenciária nega que Flordelis tenha sofrido novo AVC na prisão

    Defesa da ex-deputada querem internação em hospital particular

    Publicado 19/09/2025 às 11:14 | Autor: Giselle Sant'Anna
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Flordelis: complicações de saúde na cadeia
    Flordelis: complicações de saúde na cadeia |  Foto: Divulgação/ HBO Max

    A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) negou nesta sexta-feira (19) que a ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza tenha sofrido um novo princípio de acidente vascular cerebral (AVC) enquanto cumpre pena no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

    Em nota, a secretaria afirmou que “não procede a informação sobre princípio de AVC”. Segundo a Seap, Flordelis foi atendida no Hospital Penitenciário Hamilton Agostinho e medicada por apresentar um quadro de lombalgia (dor na região lombar).

    A informação da Seap contraria a versão apresentada por familiares e pela defesa da ex-parlamentar. De acordo com a advogada Janira Rocha, Flordelis foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do presídio na terça (16), após apresentar fortes dores de cabeça, vômitos e outros sintomas neurológicos. Ainda assim, teria sido devolvida à cela mesmo diante dos sinais clínicos.

    “Ela continua passando mal, com dores de cabeça e episódios de vômito. Aguarda nova remoção para atendimento médico em uma unidade hospitalar”, afirmou Rocha ao ENFOCO.

    A advogada reforçou que Flordelis tem histórico de saúde frágil. “Em 2016, ela teve um AVC e ficou internada. Desde que entrou no sistema prisional, foi reconhecida como portadora de comorbidades e precisa de acompanhamento constante.”

    A defesa também relaciona o possível agravamento do quadro ao estresse emocional enfrentado pela ex-deputada, especialmente com o recurso ainda pendente no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    Outro advogado da equipe jurídica deve comparecer ao presídio nesta sexta-feira (19) para acompanhar o estado clínico da cliente e cobrar providências. “Estamos atentos e vamos assegurar que todos os procedimentos médicos sejam realizados corretamente”, declarou Janira.

    Histórico de complicações

    Em fevereiro deste ano, Flordelis divulgou uma carta manuscrita nas redes sociais relatando complicações de saúde ocorridas durante a reclusão, como desmaios, convulsões, episódios de pânico, depressão e um suposto AVC. Na ocasião, ela também denunciou negligência médica, afirmando não ter recebido os devidos cuidados após uma queda que resultou em ferimentos na cabeça e no rosto.

    Flordelis está presa desde agosto de 2021, condenada pela morte do marido, o pastor Anderson do Carmo, assassinado em 2019.

    Tags

    Giselle Sant'Anna

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Identificado motociclista morto em acidente na Alameda, em Niterói

    Relacionados em Polícia