Clandestino
PF descobre maracutaia com medicamentos de emagrecimento em SG
Produtos eram importados ilegalmente e desviados para clínicas

Uma residência em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (21). A ação tem como objetivo desarticular uma associação criminosa envolvida na importação clandestina e na receptação de medicamentos de procedência desconhecida, destinados a tratamentos para emagrecimento em clínicas médicas.
Além do endereço em São Gonçalo, os agentes também cumpriram três mandados de busca e apreensão, incluindo um em uma clínica no Rio de Janeiro.
Segundo a PF, a investigação, realizada com o apoio da Anvisa, teve início após o aumento expressivo de apreensões de medicamentos para emagrecimento durante fiscalizações em aeroportos. Os produtos, trazidos ilegalmente do exterior, eram desviados e comercializados por clínicas médicas.
A apuração também foi impulsionada pela prisão de um servidor da Anvisa, acusado de desviar cerca de 100 canetas emagrecedoras que já haviam sido apreendidas.
A PF ressalta que a importação clandestina desses medicamentos representa um risco à saúde pública, devido à impossibilidade de verificar a procedência dos produtos, além da falta de controle sobre armazenamento e transporte.
Os investigados poderão responder por crimes como importação e venda de medicamentos de procedência ignorada e receptação qualificada.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!