Logo Enfoco


    Operação

    PM que mora em Niterói é afastado por extorsão a empresário

    Polícia Federal desmontou quadrilha que atuava no Rio

    Publicado 06/11/2025 às 9:41 | Atualizado em 06/11/2025 às 11:20 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Operação Mundemus, deflagrada pela Polícia Federal, acontece em vários bairros do Rio
    Operação Mundemus, deflagrada pela Polícia Federal, acontece em vários bairros do Rio |  Foto: Divulgação / Polícia Federal

    Um policial militar, que mora em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, foi um dos alvos da Operação Mundemus, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (6), para desarticular uma quadrilha de policiais acusados de extorquir um empresário. 

    Dos três policiais federais investigados, dois são aposentados e um é da ativa. Um PM da ativa também é acusado de participação. Os agentes foram afastados das funções públicas. 

    Apesar das buscas, apenas o empresário foi preso em flagrante durante a ação, que ocorreu em diferentes bairros do Rio.

    De acordo com a PF, o grupo cobrava pagamentos mensais em dinheiro para evitar a abertura de um inquérito policial contra o empresário. Os agentes também teriam fornecido carteira e distintivo falsos da PF para que o empresário se apresentasse como policial federal.

    Durante as buscas na casa do empresário, em Jacarepaguá, na Zona Sudoeste do Rio, os investigadores encontraram uma arma, munições, carteira funcional e distintivo falsificados da PF, além de um carro blindado com sirene e giroflex. O material apreendido levou à prisão em flagrante do empresário.

    Material apreendido pela Polícia Federal na casa do empresário
    Material apreendido pela Polícia Federal na casa do empresário |  Foto: Divulgação / Polícia Federal

    Os mandados da operação foram cumpridos em:

    - Jacarepaguá (empresário preso em flagrante);

    - Barra da Tijuca (policial federal aposentado);

    - Tijuca (policial federal);

    - Penha (policial federal);

    - Niterói (policial militar).

    A operação

    Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, além da aplicação de medidas cautelares contra os policiais investigados, como afastamento das funções, entrega das armas e distintivos, proibição de sair do país ou do município sem autorização judicial e proibição de contato entre si.

    A ação contou com apoio do Ministério Público Federal e da Corregedoria da Polícia Militar do Rio, que acompanhou as medidas aplicadas ao policial militar afastado.

    Segundo a PF, a investigação começou após o compartilhamento de provas da Operação Cash Courier, deflagrada em março deste ano, que desmantelou um esquema de tráfico internacional de armas liderado por um policial federal aposentado. As provas levaram à descoberta desse segundo grupo criminoso, que usava o cargo público para extorquir empresários em troca de silêncio.

    Os investigados vão responder por organização criminosa, extorsão majorada pelo concurso de pessoas, falsidade ideológica, falsificação de selo ou sinal público e violação de sigilo funcional.

    O que diz a PM

    Procurada, a Secretaria de Estado de Polícia Militar reforçou que a Corregedoria-Geral da Corporação está acompanhando e colaborando com as investigações da Polícia Federal.

    "Um Procedimento Administrativo Disciplinar será instaurado em relação ao militar. O comando da corporação reitera que não compactua com desvios de conduta ou crimes cometidos por seus integrantes, e que atua com rigor na apuração e punição dos envolvidos, sempre que os fatos forem constatados", diz a nota.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Pablo Marçal é denunciado por injúria e difamação contra Datena

    Relacionados em Polícia