Terceira idade
Polícia nas ruas de Niterói em ação para garantir os direitos dos idosos
Asilo e residência foram fiscalizados em operação conjunta

A Polícia Civil realiza, nesta quarta-feira (22), mais uma edição da Operação Virtude, voltada ao enfrentamento da violência contra pessoas idosas. Em Niterói, agentes da 81ª DP (Itaipu) participaram da ação, que integra um movimento nacional de combate a maus-tratos, abandono e violações de direitos contra idosos.
Os policiais deixaram a delegacia por volta das 10h e seguiram para um asilo localizado na Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Itaipu, A fiscalização contou com o apoio da Secretaria Municipal do Idoso, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDDEPI) e de técnicos da Secretaria de Saúde.
Outra equipe foi até uma residência em Várzea das Moças para verificar denúncia feita por duas filhas que afirmavam não conseguir visitar a mãe, que morava com a irmã mais velha. No local, os agentes não encontraram indícios de maus-tratos.
“A ação tem como objetivo combater a violência e a negligência contra pessoas idosas no município. As fiscalizações buscam garantir que as Instituições de Longa Permanência estejam em conformidade com o Estatuto do Idoso, assegurando o cuidado necessário e legal”, explicou Acyr Neto, subsecretário da Secretaria Municipal do Idoso.

A chefe do setor de fiscalização de estabelecimentos de saúde, Cláudia Leal, destacou a importância da ação conjunta.
“Já realizamos fiscalizações rotineiras para licenciar esses locais e preservar a saúde dos internos. Essa operação reforça o compromisso de garantir um atendimento digno e seguro aos idosos”, disse.
O presidente do COMDDEPI, Bruno Vieira, ressaltou que o mês de outubro é dedicado à valorização da pessoa idosa.
“O Estatuto do Idoso garante regras e direitos que precisam ser respeitados. Queremos que essa operação sirva para reforçar o olhar de cuidado, amor e carinho que os idosos merecem”, alertou.
De forma simultânea, uma ação resgatou 21 idosos em situação de maus-tratos em um abrigo clandestino no Catumbi, na região central do Rio. O local, já interditado em 2024, seguia funcionando irregularmente. Três idosos foram encontrados amarrados, e os agentes constataram condições insalubres, como alimentos mal armazenados, paredes descascadas e falta de higiene.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!