Tentativa
Polícia penal frustra plano de fuga no Complexo de Bangu
Criminosos tentam levar materiais para fuga de detentos

Uma tentativa de fuga foi frustrado pela equipe da polícia penal durante a madrugada deste domingo (21) no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Criminosos tentavam levar materiais ilegais para facilitar a fuga de detentos em uma das unidades do complexo.
De acordo com relatos, dois homens foram vistos tentando transportar os itens para os presos na área externa do Presídio Lemos Brito. Um agente de plantão na guarita disparou contra os suspeitos. Em seguida, eles atravessaram um matagal próximo à muralha, pularam um muro e fugiram em um veículo, com a ação durando pouco mais de três minutos.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que, durante a fuga, os criminosos abandonaram uma bolsa contendo quatro discos de maquita, usados para cortar estruturas metálicas, além de uma escada e uma corrente parcialmente serrada. A secretaria não detalhou a função exata desses materiais na tentativa de fuga.
Uma investigação preliminar indicou que o plano inicial não era levar os materiais para o Presídio Lemos de Brito, mas sim para a unidade vizinha, Nelson Hungria. Naquela unidade, quatro detentos chegaram a iniciar o corte de grades, sugerindo que parte dos equipamentos conseguiu chegar ao destino.
A Seap informou que os envolvidos foram transferidos para a Penitenciária de Segurança Máxima Bangu 1. Por precaução, as visitas ao Presídio Nelson Hungria estão suspensas neste domingo.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




