Justiça
Presa quadrilha que aplicava golpes contra idosos no Rio
O grupo vinha sendo monitorado pela Policia Civil há meses

A Policia Civil prendeu, nesta quarta-feira (15), três integrantes de uma quadrilha criminosa especializada em aplicar golpes contra pessoas idosas no Rio. O grupo, que vem da região Sul do país, foi capturado no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade, após um intenso trabalho de investigação e monitoramento.
Durante a ação, feita pelos agentes da 26ª DP (Todos os Santos), foram apreendidas cédulas de dólar falsificadas, que os criminosos usavam para enganar as vítimas.
Segundo as investigações, o trio já era monitorado pela policia por envolvimento em dois golpes aplicados no Méier – um ocorrido há cerca de seis meses e outro na última sexta-feira (11).
As investigações também apontaram que o grupo atuava em outras regiões da capital, como Tijuca, Jacarepaguá e Barra da Tijuca, além de manter ramificações em outros estados do país.
Os crimes
De acordo com a Polícia Civil, os criminosos utilizavam uma abordagem sofisticada e convincente: fingiam estar à procura de um escritório de advocacia, afirmando ser de outro estado e estar perdidos. Com a história, conseguiam ganhar a confiança de idosos, que eram convencidos a entrar no carro da quadrilha. Dentro do veículo, as vítimas eram coagidas a realizar saques e transferências bancárias sob ameaça e vigilância constante.
Em um dos casos, uma mulher de 70 anos relatou ter sido abordada enquanto ia se exercitar em uma academia no Méier. Ela foi obrigada a entregar R$ 41 mil, entre saques e transferências. Segundo o depoimento, um dos golpistas aparentava ser estrangeiro.
Os três suspeitos foram autuados em flagrante na 26ª DP (Todos os Santos). O material apreendido e as informações coletadas serão compartilhadas com outras delegacias, para que possa se identificar novas vítimas e possíveis comparsas do grupo.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!