Fraude
Quadrilha aplica golpes milionários em app de transporte no Rio
Investigação aponta 480 contas falsas e mais de 2 mil corridas

Uma quadrilha especializada em fraudes digitais foi desarticulada nesta quarta-feira (13) na Zona Norte do Rio de Janeiro. A operação, batizada de "Rota Falsa", resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão em cinco endereços nos bairros Alto da Boa Vista, Tijuca, Maracanã e Honório Gurgel. O grupo causou um prejuízo de R$ 114 mil a uma plataforma de aplicativo de transporte.
As investigações apontam que os criminosos exploravam uma vulnerabilidade no sistema de pagamentos via Pix, criando contas falsas de motoristas e passageiros. Eles adicionavam múltiplas paradas durante as corridas, elevando o valor final, que era pago integralmente pela empresa, enquanto o passageiro falso não quitava a dívida, deixando a conta inativa.
Foram identificadas mais de 2 mil corridas suspeitas e a criação de 480 contas fraudulentas, sendo 478 originadas do endereço de um dos investigados. Além disso, grande parte das contas bancárias vinculadas ao aplicativo pertencia a outra integrante do grupo. Para burlar a verificação de identidade, os criminosos usavam inteligência artificial para manipular imagens e também fotos impressas de terceiros sobre seus próprios rostos.
Durante a ação, a polícia apreendeu diversas fotos utilizadas para fraudar o sistema de verificação do app. As investigações continuam para identificar e responsabilizar todos os envolvidos.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!