Violência

São Gonçalo registra dez baleados em três dias; oito morreram

Um dos mortos é o mototaxista Gabriel Henrique, de 27 anos

Gabriel deixou esposa e uma filha de 1 ano.
Gabriel deixou esposa e uma filha de 1 ano. |  Foto: Reprodução
 

Nas últimas 72 horas dez pessoas foram baleadas, oito morreram e duas seguem internadas, em diferentes bairros de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Um dos mortos é Gabriel Henrique Abreu dos Santos, de 27 anos. A família afirma que ele trabalha como mototaxista e foi baleado na troca de tiros, entre PMs e traficantes, nesta terça-feira (14) no Complexo do Salgueiro. 

Apesar da informação da Polícia Militar, de que três suspeitos tinham sido baleados no confronto, a família garante que o rapaz é inocente e que ele foi atingido quando parou para comprar lanche. Familiares estiveram, nesta quarta-feira (15) no Instituto Médico Legal (IML) para liberação do corpo. 

"Tinha acabado de descer da moto, falou que ia na rua comprar um salgado, comer e ia retornar para trabalhar. Minha filha disse que o irmão estava deitado no chão cercado de homens armados. Saí de casa, mas não encontrei mais ninguém no local", disse o pai que preferiu não se identificar.

O pai contou que percorreu delegacia e, até mesmo, procurou o 7° BPM em busca do paradeiro do filho.

"Fui no batalhão de São Gonçalo e na delegacia de Neves, um inspetor me orientou a ir para o Hospital Alberto Torres. Lá, fui informado que entraram três pessoas baleadas, infelizmente uma delas era o meu filho. Ele morreu na frente do ponto onde trabalhava", contou.

Gabriel era casado e deixa uma filha de 1 ano. O sepultamento será no fim da tarde desta quarta, no Cemitério de São Gonçalo, no bairro Camarão.

Procurada, a Polícia Militar não esclareceu os questionamentos e alegações da família de que Gabriel Henrique é inocente. 

  • Operação Polícia Tropa de Choque complexo do Salgueiro São Gonçalo
    Operação Polícia Tropa de Choque complexo do Salgueiro São Gonçalo
  • Operação Polícia Tropa de Choque complexo do Salgueiro São Gonçalo
    Operação Polícia Tropa de Choque complexo do Salgueiro São Gonçalo
  • Operação Polícia Tropa de Choque complexo do Salgueiro São Gonçalo
    Operação Polícia Tropa de Choque complexo do Salgueiro São Gonçalo
 

Entenda 

Além de Gabriel, outros dois homens foram baleados e mortos no Salgueiro. De acordo com a Polícia Militar, equipes do 7° BPM trafegavam pelo bairro e encontraram bandidos armados em dois carros roubados. Houve a troca de tiros e três pessoas ficaram feridas.

Ainda segundo a PM, na ação foram apreendidos um fuzil e duas pistolas. O material foi levado para a delegacia de Neves (73° DP).

A PM foi questionada, mas até a publicação desta matéria não havia se pronunciado.

Ipiiba

Na segunda-feira (13) três pessoas morreram e uma ficou ferida durante tiroteio na Estrada dos Bichinhos. Um dos mortos é um funcionário de uma empresa de bebidas. Outro funcionário ficou ferido e foi levado para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) no Colubandê. O estado de saúde não foi informado.

Segundo informações, ocupantes de um carro realizaram disparos contra criminosos, o que motivou o tiroteio.

Brejal 

Na terça, um jovem, de 26 anos, deu entrada baleado no Heat. Ele foi atendido no setor de trauma, mas não resistiu aos ferimentos.

Operação policial

O Comando de Operações Especiais (COE) realizou operação no Complexo do Salgueiro, nesta quarta. Segundo a Polícia Militar, um suspeito tentou fugir da comunidade e acabou baleado ao trocar tiros com policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) . Ele foi levado para o Heat e não resistiu.

Ainda segundo a PM, policiais do Bope apreenderam um fuzil. Na mesma ocorrência, um criminoso ficou ferido.

Dados

Segundo dados do Instituto Fogo Cruzado, um relatório feito para mostrar o mapa de violência no mês de abril entre os cinco municípios da Região Metropolitana mais afetados pela violência armada revelou que a cidade de São Gonçalo está no 3º lugar. 

< Forever 21 fecha filiais em todo o Brasil; entenda Pai se emociona ao ouvir coração transplantado da filha; veja vídeo <