Zona Sul

Tentativa de sequestro de criança assusta pais em Niterói

Caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (1º)

Caso aconteceu em São Francisco, na Zona Sul de Niterói
Caso aconteceu em São Francisco, na Zona Sul de Niterói |  Foto: Marcelo Tavares
  

Uma mulher, moradora do bairro Monan Pequeno, em Niterói, alega que sofreu uma tentativa de sequestro quando estava com sua filha de um ano e oito meses em um ponto de ônibus de São Francisco, na Zona Sul da cidade, na tarde desta quarta-feira (1º).

De acordo com a vítima, o caso aconteceu na Avenida Presidente Roosevelt, em frente à Companhia de Limpeza de Niterói (Clin). Segundo a denunciante, um carro, modelo Renault Logan preto, parou na frente do ponto no momento em que uma mulher, descrita pela vítima como branca, de cabelo cacheado preso e vestindo uma blusa branca e uma calça jeans, tentou arrancar a criança do colo da mãe. 

Leia+: Medo nas escolas de Niterói: tentativas de sequestro preocupam pais

Leia+: Tentativas de sequestro de alunos: delegado dá dicas aos pais

No entanto, a mãe da criança conseguiu se proteger e escapar da acusada, chegando a cair no chão. A mulher e a filha tiveram apenas alguns arranhões. Através das redes sociais, ela alegou que possui dois filhos e alertou sobre o aumento dos casos de crianças desaparecidas na cidade. 

"Eu mesmo não botava muita fé nisso até acontecer comigo e acontecer com um dos meus. Se realmente não existisse, a gente não tinha milhares de crianças desaparecidas", relatou na internet. 

Segundo relatos, ela conseguiu se proteger e escapar da acusada, chegando a cair no chão. A mulher e a filha tiveram apenas alguns arranhões
  

A vítima ainda aproveitou para incentivar que outras mães denunciem casos semelhantes. 

"Eu tenho duas crianças. Se eu estivesse com os dois, ia ser um ou outro que ia ser levado. Se acontecer, procure a polícia e abre um BO [regitro]. Para mães que têm seus filhos desaparecidos, eu desejo forças. Que Deus possa confortar o coração de vocês de alguma forma. É desesperador. Eu senti na pele", contou.

O caso foi registrado na Delegacia de Jurujuba (79ª DP). Segundo o delegado Mário Luiz da Silva, responsável pelo caso, a situação já está sendo investigada em busca de esclarecer os fatos. A reportagem tentou entrar em contato com a vítima, mas vizinhos contara que ela está abalada com a situação. 

Procurado pelo ENFOCO, o coronel Marcelo Carmo, comandante do Batalhão de Niterói (12º BPM), recomendou que as vítimas de tentativa de sequestro devem registrar as ocorrências nas Delegacias. No entanto, a PM ainda informou que não tomou conhecimento desse caso em específico. 

"Vítimas de quaisquer crimes podem nos acionar, via ligação para o 190, que estaremos sempre prontos a atendê-los", contou.

Segundo o delegado Mário Luiz da Silva, responsável pelo caso, a situação já está sendo investigada em busca de esclarecer os fatos
  

Outros casos

Tentativas de sequestro de crianças a caminho de escolas, em Niterói, em março deste ano acenderam um alerta aos pais e às forças de segurança. Diferentes unidades de ensino relataram situações similares, envolvendo alunos em pontos distintos da cidade. A polícia confirmou as ocorrências.

O último caso foi registrado na tarde do dia 29, no bairro do Ingá. A família de uma criança que estuda numa escola trilíngue, em São Francisco, área nobre da cidade, diz ter sido abordada por um carro de alto padrão, por volta de 12h30, informando que a van escolar da aluna tinha quebrado. 

Segundo o relato, o motorista do Renault Captur, na cor branca, afirmou que em razão disso faria o transporte da criança. De imediato, a mãe negou a proposta e saiu do ponto onde costuma aguardar a van escolar. 

"Graças a Deus, a mãe desconfiou e saiu na mesma hora garantindo a segurança da criança. Não mediremos esforços para garantir a segurança dos nossos alunos e colaboradores", diz trecho da nota de esclarecimento da Escola Cristã Genebra.

No dia 9, daquele mesmo mês, equipes da Operação Segurança Presente atenderam a primeira solicitação que ocorreu na Escola Nossa, no Badu, Região Oceânica.

Um carro de aplicativo chegou ao local para buscar um estudante, de idade não revelada, mesmo sem o pedido da família. A instituição, então, telefonou para os responsáveis para saber se procedia. E confirmou que se tratava de uma farsa.

Recomendação

O delegado Claudio Gois, responsável pela Delegacia de Divisão Antissequestro (DAS), em entrevista ao ENFOCO, no último mês de março, deu didas de como se proteger de casos parecidos anotando a placa, cor e marca do carro e, se possível, tirar uma foto do veículo. 

Além disso, é importante monitorar os filhos, e orientá-los a fugir de estranhos, entrando em espaços comerciais, pode ser um caminho prudente, numa situação de perigo. "Mas não é aconselhável que uma criança, com menos de 12 anos, ande sozinha", alerta o delegado. 

O crime de sequestro e cárcere privado, constante do artigo 148, se caracteriza pela privação de liberdade de alguém sem exigir nenhum tipo de vantagem. A pena é de 1 a 3 anos de reclusão, sendo que dependendo do caso a pena pode chegar a 8 anos de reclusão. As informações são do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos territórios.

< Cauã Reymond revela que já roubou: "Duas noites na cadeia" Tubulação se rompe e causa engarrafamento na Zona Sul do Rio <