Presos
Terror em farmácias: ladrões usavam extrema violência em Niterói e no Rio
Quadrilha roubava canetas emagrecedoras e cosméticos caros

Policiais da 15ª DP (Gávea) prenderam, nesta terça-feira (7), três adultos e apreenderam um adolescente suspeitos de integrar uma das maiores quadrilhas especializadas em roubos a farmácias na capital e em Niterói.
Os criminosos foram interceptados na Avenida Brasil, na altura de Manguinhos, quando se deslocavam para cometer mais um roubo em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Segundo as investigações, o grupo já havia realizado ao menos cinco roubos em farmácias em apenas uma semana, com ações registradas tanto na cidade do Rio quanto em Niterói. Nessas ocorrências, os criminosos atuavam com extrema violência: rendiam os funcionários, amarravam as vítimas e as trancavam em depósitos enquanto roubavam os produtos mais visados no mercado paralelo.
Entre os itens levados com frequência estavam canetas emagrecedoras; medicamentos de uso controlado, como os destinados ao tratamento de diabetes e anticoagulantes e cosméticos de alto valor comercial.
O prejuízo causado aos estabelecimentos já ultrapassa R$ 1 milhão, apenas considerando os crimes identificados até o momento.
Um dos roubos mais recentes ocorreu na madrugada de segunda (6), em uma farmácia localizada na Gávea. A quadrilha foi monitorada desde junho deste ano, após o registro de uma ocorrência semelhante na Zona Sul do Rio. Parte dos envolvidos já havia sido capturada em ações anteriores, mas os demais suspeitos continuavam foragidos.
Ostentação em vídeos
Vídeos encontrados pelos investigadores mostram os integrantes ostentando malotes de dinheiro e caixas com produtos roubados. O adolescente apreendido, de 16 anos, aparece nas imagens exibindo caixas de canetas emagrecedoras. Ele já era alvo de mandado de busca e apreensão por ato infracional análogo a roubo.
Durante a abordagem, os policiais encontraram com uma das mulheres um simulacro de arma de fogo e facas usadas para intimidar as vítimas. Todo o material foi apreendido e encaminhado para a 15ª DP, onde passará por perícia.
As investigações continuam com o objetivo de identificar todos os envolvidos e localizar o sexto integrante da quadrilha, que permanece foragido.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!