Violência
Tiroteio volta a aterrorizar Zona Norte de Niterói; vídeo
Guerra de facções acontece na noite deste sábado (3)
Um intenso tiroteio, provocado por uma guerra entre facções criminosas, assustou famílias e interrompeu o sono de quem vive em comunidades do Fonseca, na Zona Norte de Niterói, na noite deste sábado (3). Também há relatos de conflitos no Morro do Estado, no Centro da cidade.
Nas redes sociais, moradores relataram momentos de terror em áreas como Santo Cristo, Palmeira, Pimba e Coronel Leôncio. Os relatos descrevem o clima de tensão e o medo de ser atingido por balas perdidas.
“Bala voando. Tensão no ar”, escreveu um morador. “Está um inferno! Deus tenha misericórdia dos inocentes. É um absurdo o que o povo está vivendo. Queremos paz!”, desabafou outro usuário.
Um outro perfil disse que no Réveillon também ouviu som de disparos:
“Na virada foi horrível. Em vez de alegria, ficou a preocupação de ser atingido por um projétil”, comentou um perfil.
Guerra
Historicamente dominada pela facção criminosa Comando Vermelho (CV), a região vive um cenário de instabilidade marcado por confrontos recentes, desde o final do ano passado. A disputa entre facções rivais tem provocado tiroteios frequentes e espalhado o medo entre os moradores.
Chama a atenção das autoridades o aumento de prisões e apreensões na região. Desde o dia 24 de novembro, até meados de dezembro de 2025, ao menos cinco pessoas foram presas ou apreendidas no Fonseca, identificadas pela Polícia Militar como integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP).
Entre os detidos, conforme as autoridades, há adolescentes infratores. No mesmo período, o 12º BPM (Niterói) apreendeu cinco fuzis, além de pistolas e outros materiais ilícitos.
Também circulou recentemente nas redes sociais um mapa que indicaria supostas áreas ocupadas pelo TCP, antes dominadas pelo CV, na região.
O que dizem as autoridades
Em nota, o 12º BPM informou anteriormente que mantém o policiamento reforçado no Fonseca, com incursões constantes e apuração de denúncias para tentar evitar novos confrontos. Sobre o tiroteio deste sábado (3), a PM ainda não informou se foi acionada.
Em um outro momento, a Polícia Civil afirmou que, por meio de delegacias especializadas e distritais da região, monitora de forma contínua as ações de facções criminosas, utilizando ferramentas de inteligência e investigação para identificar integrantes e desarticular grupos armados.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




