Polícia
Tropa do Lampião: os cangaceiros do crime estão em São Gonçalo
Publicada às 21h59. Atualizada às 8h40.
A migração de nordestinos para a Região Sudeste em busca de melhores condições de vida ilustra a secular história do Brasil. Um povo em busca de um sonho, mas nem sempre é assim que acontece. Em São Gonçalo, nas últimas semanas, um grupo criminoso tem ficado bastante conhecido como a Tropa do Lampião. O nome é uma referência a Virgulino Ferreira da Silva, personagem histórico do sertão nordestino, conhecido por crimes motivados por vingança, revolta e disputa de terras, espalhando terror por onde passava.
De acordo com o cruzamento de informações colhidas pelas polícias Civil e Militar, traficantes, que ainda não tiveram as identidades reveladas, seriam integrantes de uma quadrilha que roubava bancos no Nordeste. Eles teriam recebido abrigo no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, com o apoio de uma das lideranças do tráfico de drogas da localidade, conhecido apenas como 'Paraíba', figura que já teve desavenças com a principal peça da criminalidade no conjunto de favelas, identificado como Antônio Ilário Ferreira, o 'Rabicó'.
Poucos dias após pisar no território gonçalense, o bando com um alto poder financeiro, proveniente de roubos a bancos, comprou armamentos de Paraíba e ainda teria recebido uma proposta do líder do tráfico de drogas do Anaia, identificado como Recife. Em caso de invasão ao Complexo da Alma, principal reduto do Terceiro Comando Puro (TCP), a Tropa do Lampião ficaria com uma porcentagem da lucro do tráfico naquela localidade.
Estratégia
Com o objetivo de expandir território e aumentar sua lucratividade em São Gonçalo, a Tropa do Lampião já se fez presente em diversos momentos de confrontos armados entre as facções criminosas Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro nas últimas semanas. Em algumas delas, os bandidos fizeram questão de aparecer na ostentando forte armamento e em tom de ameaça ao principal grupo criminoso rival.
Um desses momentos foi registrado por câmeras de segurança que registraram traficantes armados a bordo de veículos e motocicletas circulando pelas ruas da cidade. Nas imagens, é possível ver fuzis e armas consideradas de guerra pelas forças policiais.
Entretanto, a estratégia não se concretizou e o CV, aliado ao bando, não conseguiu invadir o Complexo da Alma. Os traficantes nordestinos teriam então buscado abrigo novamente no Salgueiro, o que chamou a atenção das autoridades de segurança pública, que montaram várias ações de combate ao tráfico de drogas, nos últimos dias, no principal reduto do Comando Vermelho em São Gonçalo.
"Estamos buscando, com o auxílio da Polícia Civil, identificar todos os integrantes desse grupo. É um trabalho de investigação minuciosa que vai nos ajudar a chegar a localização desses traficantes, que pode inclusive criar uma espécie de 'racha' entre os próprios traficantes no Salgueiro. A nossa missão e o nosso objetivo é prender todos eles, sem qualquer exceção".
Gilmar Tramontini, comandante do 7º BPM
O golpe tá ai...
Quem não gostou nada desses recentes "botes" da Polícia Militar naquela localidade foi 'Rabicó', que teme sofrer novas retaliações por parte dos órgãos de segurança pública, o que faria perder 'soldados' e, consequentemente, reduzir a rentabilidade do tráfico de drogas naquela região, que supera a marca de R$ 1 milhão/mês.
Diante das constantes ações da Polícia Militar na localidade, especula-se que o traficante já articula a expulsão da Tropa do Lampião do Complexo do Salgueiro, o que pode gerar um racha entre os traficantes do Comando Vermelho. Um possível golpe de Estado realizado por Paraíba e a Tropa do Lampião contra Rabicó também não é descartada pelos órgãos de segurança, precipitando uma nova guerra no interior do Complexo do G8, como é conhecida a localidade.
Parceiro do sertão
Na última semana, dois homens acusados de envolvimento com o tráfico de drogas foram baleados durante ação de policiais militares do Batalhão de São Gonçalo (7ºBPM), no Engenho do Roçado, em São Gonçalo. Um deles, identificado como Mike Ribeiro Domingos, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no mesmo dia.
Durante a ação, o documento de identidade do suspeito foi encontrado pelos policiais. No registro foi constatado que ele possuía o documento com registro realizado em Fortaleza, no Ceará. Na ação, um fuzil e uma pistola foram apreendidos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!