Procurado
Você viu? ‘Gêmeo’ aterroriza idosos no Rio
Ele faz parte de um grupo especializado em "saidinha de banco"

O Disque Denúncia (2253-1177) divulgou, nesta terça-feira (16), um novo cartaz com o objetivo de colaborar com as investigações conduzidas pela 21ª DP (Bonsucesso). A iniciativa busca reunir informações que possam levar ao paradeiro e à prisão de Leandro Cruz Arruda, conhecido pelo apelido de “Gêmeo”, de 44 anos.
De acordo com as investigações, Leandro integra uma quadrilha especializada em roubos do tipo “saidinha de banco”, com atuação predominante nas zonas Norte e Sul, além da região central da cidade do Rio de Janeiro. O grupo é considerado altamente perigoso e age de forma organizada e armada.
As vítimas preferenciais da quadrilha são, em sua maioria, idosos e pessoas em condição de vulnerabilidade. O criminoso apontado como alvo do cartaz seria o responsável por observar e escolher as vítimas ainda no interior das agências bancárias. As ações criminosas são marcadas por extrema violência e intimidação.
Crimes
Entre os crimes atribuídos ao grupo está o roubo ocorrido na tarde de sexta-feira, 8 de agosto de 2025, no bairro de Ramos, Zona Norte do Rio. Na ocasião, uma idosa foi violentamente atacada em frente a uma loja na Rua Uranos, por volta das 12h30. Segundo as imagens de câmeras de segurança, dois homens em uma motocicleta se aproximaram da vítima. Um deles desceu do veículo, armado, e passou a puxar a bolsa da idosa, que acabou sendo arrastada pela calçada por cerca de dez metros.
Com base nas apurações, a autoridade policial da 21ª DP solicitou à Justiça a expedição de um mandado de prisão contra o suspeito. A ordem judicial foi concedida pela 1ª Vara das Garantias do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), com pedido de prisão temporária pelo crime de roubo majorado.
Ainda segundo a polícia, o investigado também utiliza o nome Leandro Gomes Cruz e possui antecedentes criminais, com registros no sistema penitenciário entre os anos de 2009 e 2020 por crimes como roubo e organização criminosa. Ele chegou a cumprir prisão em regime de albergue domiciliar em 2013 e obteve liberdade condicional em outubro de 2021.
O Disque Denúncia reforça que qualquer informação que ajude a localizar o foragido pode ser repassada de forma anônima pelos canais oficiais de atendimento:
- Central de atendimento/Call Center: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177
- WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
- Aplicativo: Disque Denúncia RJ
- Anonimato Garantido

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




