Derrota

Arthur do Val é cassado e fica inelegível por 8 anos

Punição acontece 2 meses depois de falas consideradas machistas

Ex-político falou durante viagem à Ucrânia, que mulheres eram "fáceis porque eram pobres"
Ex-político falou durante viagem à Ucrânia, que mulheres eram "fáceis porque eram pobres" |  Foto: Redes sociais
 

O ex-deputado estadual por São Paulo, Arthur do Val (União Brasil), conhecido como Mamãe Falei, teve o mandato cassado por unanimidade na noite desta terça-feira (17). Com a decisão, ele fica inelegível por oito anos, além da perda dos direitos políticos. 

Houve 73 votos a favor da cassação do político e nenhum contra. Arthur do Val já havia renunciado ao cargo no mês passado, numa tentativa de escapar da punição dos parlamentares. Do Val não esteve presente na sessão. 

A punição acontece após a divulgação de aúdios considerados machistas do ex-político em relação às ucranianas durante viagem ao país em março no contexto da guerra. À época, Mamãe Falei admitiu que disse através de aúdios enviados a amigos que as "ucranianas seriam fáceis porque são pobres". 

O agora ex-político foi bastante criticado por conta das falas sexistas. Ele chegou a admitir a atitude, a qual classificou como "muleque". Arthur do Val pleiteava concorrer ao cargo de governador do estado de São Paulo nas próximas eleições, e disse, à época dos acontecimentos, que não queria manchar a candidatura do então pré-candidato à Presidência da República pelo partido, Sergio Moro. 

Quem é Mamãe Falei? 

Arthur do Val foi eleito deputado estadual por São Paulo pelo DEM como candidato mais bem votado em 2018, na esteira do bolsonarismo. Dois anos depois, ele disputou para prefeito de São Paulo, ficando em quinto lugar. Do Val compõe o movimento Brasil Livre (MBL).

Ele chegou a se filiar ao Podemos, mas saiu e ingressou no União Brasil. Arthur também ficou conhecido por ter um canal no YouTube com mais de 2,8 milhões de inscritos. 

< Câmara rejeita arquivamento do processo contra Gabriel Monteiro Árvore cai em cima de imóvel e causa pânico em moradores de Niterói <