Política

Deuler promete revitalizar o Centro de Niterói

Caminhando pelo bairro durante a tarde, Deuler prometeu fazer obras de revitalização da região, a qual considera abandonada. Foto: Divulgação

A apenas três dias do primeiro turno das eleições 2020, a agenda desta quinta-feira (12) de candidatos a prefeito em Niterói foi pra lá de movimentada. Deuler da Rocha (PSL) participou de um café da manhã com policiais federais em Icaraí. Ainda pela manhã, teve reunião com candidatos a vereador e apoiadores em Santa Rosa.

À tarde, almoçou com empresários e seguiu para o Centro, onde caminhou pelo comércio popular próximo ao Jardim São João e próximo ao terminal rodoviário João Goulart e Barcas. Caminhando pelo bairro, Deuler prometeu fazer obras de revitalização da região, a qual considera abandonada.

“Quem olha o Centro de Niterói, parece que só existe da Avenida Amaral Peixoto até o shopping. Da rodoviária, percorrendo por ruas como São João, São Pedro, Visconde de Sepetiba, entre outras, você vê uma região feia, sem ser observado pelo poder público. E há muitas residências nesta região, além do comércio. O Centro não é só uma ou duas ruas. Garantimos que vamos reordenar ali”, enfatizou Deuler.

No final da tarde, Deuler esteve presente em um estúdio para acompanhar a gravação do jingle de campanha.

Juliana Benício (NOVO) também teve uma quinta-feira intensa. Começou visitando a comunidade da Igrejinha acompanhada de apoiadores locais. Em seguida, caminhou pelo Largo da Batalha e depois partiu para o Fonseca onde percorreu a Alameda São Boaventura fazendo corpo a corpo com os eleitores. De lá foi a Icaraí, onde teve encontro com eleitores na rua Tavares de Macedo fechando a tarde em São Francisco.

Na Igrejinha disse ter escutado reclamações sobre falta de atendimento médico. "Fui recebida por uma família que tem um filho autista, mas os pais só conseguiram o diagnóstico quando a criança já tinha mais de quatro anos, mesmo assim porque pagaram um médico particular. É isso que a prefeitura chama de saúde pública", contou.

Nas palavras da candidata, "os moradores estavam indignados com um asfaltamento feito as pressas, utilizando asfalto de má qualidade que eles chamaram de 'obra eleitoreira'".

Benício também relatou ter ouvido queixas sobre a área da Educação. "Para corrigir as distorções vamos implementar a avaliação externa semestral. O resultado dessas avaliações será o norteador da adoção de boas práticas e identificação de pontos de melhoria. É importante que se adotem metas para o primeiro ano do Fundamental I", disse. 

Ela criticou a aprovação automática. "A aprovação automática acabou por permitir que grande parte dos estudantes passe para o segundo ano sem ser alfabetizada de fato, ou ainda, sem saber realizar cálculos orais e escritos de adição e subtração com a ajuda de materiais concretos", continuou.

Juliana Benício ponderou que a educação só funciona bem quando se investe na formação, seleção e retenção de professores, remunerando adequadamente o bom desempenho.

"Como faremos um controle rígido e profissional do orçamento da prefeitura, enxugando a máquina, extinguindo o que não funciona, dispensando essa multidão de cargos comissionados, muitos que sequer aparecem para trabalhar, teremos dinheiro em caixa para valorizar quem realmente trabalha. Pagar mal é falta de respeito com os profissionais. Temos que remunerar dignamente para podermos exigir em prol dos cidadãos", finalizou.

Nesta reta final de campanha, Flavio Serafini (PSOL) e a vice Josiane Peçanha também seguiram nas ruas conversando com a população de Niterói. Eles começaram a quinta (12) em Engenho do Mato, Região Oceânica, e percorreram o bairro ao lado de um candidato a vereador. De lá seguiram para o Centro, onde encontraram outra candidata a vereadora. No percurso conversaram com a população, sobre suas propostas e escutaram as demandas de moradores e comerciantes.

Enquanto Allan Lyra (PTC) iniciou sua quinta-feira reunindo-se com diretores de escolas privadas de Niterói, a fim de discutir as demandas do setor e, segundo ele, "os prejuízos do lockdown irresponsável da atual gestão”.

No início da tarde, Allan se dirigiu à 77ª DP (Icaraí) para registrar um Boletim de Ocorrência devido à ameaça que recebeu na sede do partido no município.

“Eu já fui coagido, intimidado, meu carro já foi fechado duas vezes, e hoje precisei dar um basta. Deixaram uma cápsula de bala e uma pedra na sede do partido, um claro símbolo de ameaça. Não vou colocar o rabinho entre as pernas não. Vou para dentro. Vamos para o segundo turno. A nós a batalha, a Deus a Vitória”, disse.

Em seguida, o candidato ministrou uma das palestras do Seminário Virtual organizado pela Frente Parlamentar Mista contra o Aborto e em Defesa da Vida, na qual pôde explanar acerca da defesa da vida "como uma necessidade urgente da sociedade".

Mais tarde, encerrou sua agenda com uma SuperLive ao lados dos deputados federais Carlos Jordy e Chris Tonietto e do deputado estadual Márcio Gualberto, onde foi abordado como tema o Resgate da Política Brasileira através dos pilares Deus, Pátria e Família.

Felipe Peixoto (PSD) separou o dia para reuniões externas, panfletagem e terminou a agenda à noite durante interação com eleitores em bares de São Francisco. Mas antes, às 19h, o prefeitável participou da live no instagram da influenciadora Caroline Diniz para, mais uma vez, falar das suas propostas inovadoras para pessoas com deficiência (PCDs).

Segundo o candidato, entre elas estão a transformação de Niterói na cidade mais acessível do Brasil, com pontos de ônibus, calçadas, 100% da frota de transporte e 20% dos táxis adaptados; a criação da Clínica Escola do Autista; a implantação da plataforma digital para facilitar o acesso a serviços; e atendimento 24 horas com profissionais de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Essas e outras propostas que estão no Plano de Governo da coligação Niterói Primeiro foram temas do encontro que o vice-prefeito de Felipe Peixoto, o vereador Bruno Lessa, teve à tarde na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição (Apada), em São Domingos, onde foi recebido pela gerente executiva Tatiana Pontifice.

"Viemos aqui na Apada para reforçar o nosso compromisso com o segmento, como fizemos na Andef, Associação Fluminense de Reabilitação, Apae e Pestalozzi. Só de pessoas que sofrem de perda auditiva no Brasil são mais de 10 milhões de habitantes, e os governos precisam oferecer cada vez mais programas inclusivos. O município tem que fazer um trabalho de comunhão com as organizações para ser mais solidário, e nós vamos sempre buscar atender essas instituições essenciais para levar assistência e serviço às pessoas", disse Bruno, autor da Lei 3.273/2017 que estabelece acessibilidade aos candidatos surdos nos concursos realizados pelo município de Niterói.

O projeto da plataforma ganhará vida pelo Portal do Voluntariado, com uma interface interativa por meio de uma grande rede de solidariedade que permita as instituições indicar e receber voluntários para suprir suas necessidades.

“Mas o portal é uma das 25 propostas para pessoas com deficiência que elencamos em nosso Plano de Governo. Vamos trabalhar para implantar todas elas. Vamos adaptar calçadas, ônibus, frota de táxi, promover cursos de capacitação e muito mais”, garantiu Felipe Peixoto.

O candidato Axel Grael (PDT) lembrou nesta quinta-feira (12) de como Niterói avançou nos últimos anos e se comprometeu a dar continuidade às conquistas em um comício virtual ao lado do prefeito Rodrigo Neves e do candidato a vice Paulo Bagueira. A três dias da eleição, Grael ressaltou em reunião ao vivo, na noite desta quinta-feira (12), a importância de cada voto. “Estou muito otimista e esperançoso com o resultado que teremos no domingo. Vote 12 para Niterói seguir avançando”, pediu Grael.

Durante o encontro, Grael reforçou o seu compromisso com a retomada econômica, enfatizando a importância do Mercado Municipal e da dragagem do Canal de São Lourenço. Outras iniciativas são a extensão do Renda Básica Temporária até a chegada da vacina contra o Covid-19 e o programa Novo Morar Melhor, que além de gerar emprego e renda, vai promover mais qualidade de vida para os moradores de comunidades e incentivar o setor da construção civil.

“Passa um filme pela nossa cabeça com tudo o que fizemos por Niterói. Quando olho para trás, parece que assumimos ontem, mas quando vejo tudo o que foi realizado, parece que ficamos décadas na prefeitura. Só quem já fez muito, pode fazer mais. Tenho importantes compromissos que darão continuidade às obras históricas, como o túnel Charitas-Cafubá e o alargamento da Marquês do Paraná. Tivemos conquistas importantes em todas as áreas, como as 25 novas escolas e a ampliação do Médico de Família. Niterói vai continuar avançando. Viva Niterói!", disse Grael, que foi vice-prefeito e secretário de Planejamento da Prefeitura.

Os candidatos Tuninho Fares (DC), Renata Esteves (PMB) e Sérgio Perdigão (PSTU) não informaram compromisso de campanha até a publicação da matéria.

Publicada às 20h

< Ex-BBB Felipe Prior leva a pior em briga de rua Batalhão de São Gonçalo entre os mais rápidos do estado <