Cadê?

'Ele está negligente', diz relator de processo contra Gabriel Monteiro

Ex-PM pode até perder mandato

Vereador poderá até perder o mandato
Vereador poderá até perder o mandato |  Foto: Câmara de Vereadores
 

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara do Rio não conseguiu notificar nesta terça-feira (19) o vereador Gabriel Monteiro (PL) em relação ao processo aberto contra ele. A representação pode terminar com a cassação do mandato do parlamentar.

De acordo com o relator do processo, o vereador Chico Alencar (PSOL), Gabriel Monteiro está sendo negligente em relação as denúncias apontadas. O ex-PM é acusado de assédio moral e sexual, de estupro e de forjar vídeos na internet. 

"Ele tá, no mínimo, negligente em relação ao processo. Logo um vereador que se expõe tanto, é o rei do Youtube, que adora espetáculo. Eu tomo esse protelamento como uma atitude de desprezo. E obviamente isso não soma pra defesa dele. É lamentável, mas vamos, dentro do prazo legal e da paciência regimental, esperar que ele possa ser notificado para que o processo ande. Ele deveria ser o maior interessado", disse Chico Alencar.

Leia+: Câmara do Rio aprova novas denúncias contra Gabriel Monteiro

Leia+: Gabriel Monteiro é denunciado por supostas ameaças contra ex-assessor

Leia+: Gabriel Monteiro pode pagar multa de R$ 50 mil por vistoria em UPA

Alencar ainda contou que um procurador-geral da Câmara tentou notificar Gabriel Monteiro no gabinete, mas o parlamentar não estava. Um assessor conseguiu até falar com o vereador, mas a ligação caiu. 

Ele tá, no mínimo, negligente em relação ao processo. Logo um vereador que se expõe tanto, é o rei do Youtube, que adora espetáculo.
 

A reunião desta terça-feira (19) marca o início do prazo de cinco dias para que Gabriel seja citado. O Conselho de Ética informou que continuará tentando notificar o vereador até segunda-feira (25), tempo limite para esta etapa do processo. Caso não consiga até lá, a notificação será publicada na terça-feira (26) no Diário Oficial da Câmara.

Após essa etapa, Gabriel Monteiro terá até 10 dias úteis para montar sua defesa. Depois disso, o Conselho de Ética terá até 45 dias para ouvir testemunhas e coletar provas.

Novas denúncias

A Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta segunda-feira (18), a inclusão de duas novas denúncias contra o vereador Gabriel Monteiro (PL). 

O parlamentar foi denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) por filmar as relações sexuais com uma menina de 15 anos e por abordar menores em situação de rua. Neste último, o vereador aparece acariciando o pescoço de uma criança de 10 anos.

Além dessas aprovadas pela Comissão, a Polícia Civil vai apurar mais uma denúncia contra o vereador e youtuber. O ex-assessor do parlamentar, Vinícius Hayden Witeze, registrou, nesta segunda-feira (18), uma queixa-crime de ameaças recebidas pelas redes sociais.

< Isis Valverde é barrada em restaurante nos EUA; entenda Escola de samba levará 'Bolsonaro gay' para desfile <