Logo Enfoco


    2ª instância

    Justiça derruba decisão de anular sessões da Câmara de Niterói

    Recurso do Legislativo foi acolhido por desembargador do TJ

    Publicado 07/04/2025 às 20:08 | Autor: André Silva
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Ação para anular duas sessões da semana passada da Câmara foi movida por vereadores da oposição
    Ação para anular duas sessões da semana passada da Câmara foi movida por vereadores da oposição |  Foto: Arquivo Enfoco

    O Tribunal de Justiça derrubou nesta segunda-feira (7) a liminar em 1ª instânciaque anulava as sessões realizadas na última terça e quarta-feira (1 e 2) da Câmara de Vereadores de Niterói. A decisão foi do desembargador José Acir Lessa Giordani, que acolheu o recurso apresentado pela presidência do Legislativo municipal.

    A decisão da 3ª Vara Cível de Niterói que anulou as sessões foi movida pelos vereadores de oposição Daniel Marques, Douglas Gomes, Allan Lyra e Fernanda Louback (todos do PL) e Michel Saad (Podemos), que alegaram desrespeito ao Regimento Interno (documento que regula o funcionamento da Câmara) antes da votação de projetos de lei do Executivo municipal. 

    Na ação, os parlamentares também pediram e foi acatado pela Justiça em 1ª instância a não realização da sessão da última quinta (3), o que acarretaria uma multa de até R$ 30 mil ao presidente da Casa, vereador Milton Carlos Lopes, o Cal, e outros R$ 1 mil por dia caso os efeitos das sessões anteriores não fossem suspensos.

    Na decisão desta segunda, o desembargador entendeu que  o presidente da Câmara não teve chance de se manifestar antes da suspensão das sessões e que a Justiça não pode intervir em assuntos internos do Legislativo. O magistrado também destacou que o Executivo, responsável por enviar os projetos discutidos nas sessões, não foi incluído na ação, o que poderia tornar o processo inválido.

    A Câmara já havia argumentado que as sessões foram convocadas legalmente, com divulgação da pauta e respeito às regras internas, e alertou para os prejuízos que a paralisação poderia causar a projetos sociais como o Bolsa-Atleta, Aluguel Universitário e o programa de acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, todos em pauta e que foram aprovados na sessão do dia 2. 

    Milton Cal comemorou a decisão do Tribunal de Justiça.  "A reversão da liminar é um passo importante para garantir a continuidade dos trabalhos legislativos. Com total respeito ao Judiciário, reafirmamos nosso compromisso com a legalidade e com o interesse público, evitando impactos à população e ao papel institucional da Câmara", disse o presidente. 

    Oposição desconhece nova decisão 

    O vereador Allan Lyra informou que a oposição ainda vai decidir sobre os próximos passos do grupo. 

    “Ainda não fomos notificados sobre o efeito suspensivo da liminar. No momento oportuno, os parlamentares da oposição se reunirão para tomar as providências cabíveis. Os vereadores da oposição e as normas aplicadas ao devido processo legislativo merecem ser respeitados. Tenho certeza que a Câmara Municipal de Niterói assim o fará", afirmou.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo

    Relacionados em Política